O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Elizabeth Gottschalg Raimann UFG - Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i4.212

Palavras-chave:

prática de ensino, estágio supervisionado, formação docente

Resumo

A concepção de estágio supervisionado foi se transformando na medida em que se problematizava o papel da didática e da prática de ensino nos cursos de licenciatura. O estágio supervisionado passou por diferentes concepções as quais ainda estão presentes, de certa forma, hoje nos cursos de Pedagogia levando muitas vezes o estágio, erroneamente, a ser considerado como algo desnecessário ou sem grande importância. Atualmente, com a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia - CNE/CP nº05/2005 de 20/12/2005 –, abrem-se perspectivas e possibilidades para o estágio ter seu papel de importância na formação do professor de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente trabalho objetiva discutir o valor do estágio supervisionado no curso de Pedagogia considerando o seu contexto histórico, a sua importância na profissionalização do docente e a sua organização didática pedagógica. Por meio da pesquisa bibliográfica pautada em Piconez (1991), Freitas (1996) e Ostetto (2000) buscou-se problematizar as práticas presentes nas propostas do estágio supervisionado ao longo de sua existência nos cursos de pedagogia e, ao mesmo tempo, apontar para o estágio enquanto um espaço da Práxis. Desta forma, o estágio não deveria ser visto como aprendizado, mas, mais do que isso, como trabalho. Assim, o trabalho concebido enquanto Práxis seria o eixo articulador entre a prática de ensino e o estágio supervisionado. Quanto às etapas do estágio, desde o projeto de trabalho até a sua efetivação, estas deveriam ser elaboradas no coletivo, de forma participativa, a partir da realidade da instituição infantil e considerando o corpo docente, administrativo, técnico auxiliar, alunos estagiários e professor orientador. Essa proposta leva a leitura das práticas e da vida, envolvendo o ouvir e o sentir as crianças e os profissionais envolvidos numa relação dialógica e humana. Portanto, estágio, se entendido como Práxis, deveria possibilitar um espaço para debates, reflexões e aprendizados tanto para os alunos estagiários quanto para os demais envolvidos sejam eles a comunidade escolar seja o professor orientador de estágio.

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Como Citar

RAIMANN, Elizabeth Gottschalg. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 4, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i4.212. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20402. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres