A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS GRADUANDOS EM LETRAS – INGLÊS – UMA EXPERIÊNCIA MODIFICADORA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37132Resumo
O presente trabalho almeja discutir como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído para a formação acadêmica de três bolsistas do subprojeto “Language & Literature – Letras Inglês” da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí. O PIBID é um programa criado pela CAPES, que tem como principal objetivo estreitar os vínculos entre a Universidade e o Ensino Básico, fazendo com que os bolsistas deste projeto se familiarizem com o sistema público de educação, ainda no período de graduação. O subprojeto supramencionado, que se iniciou em 2012, atende ao Colégio Estadual Marcondes de Godoy e concretiza o objetivo do programa geral ao trabalhar com clássicos da literatura inglesa na Educação Básica, pretendendo assim desfazer o mito de que não se pode aprender Inglês em tal ambiente. Além disso, o subprojeto ainda oferece monitorias em contraturno para que os alunos possam sanar dúvidas relacionadas a qualquer tópico de língua inglesa, além de promover workshops (oficinas) de diferentes temáticas a fim de dinamizar o ensino do idioma em pauta. Fazer parte de projetos como o PIBID nos permite pensar em possibilidades inovadoras em relação ao ensino de línguas em escolas públicas, além de ter a oportunidade de construir uma formação docente humanizadora e emancipatória. A oportunidade de vivência no âmbito escolar permite uma atuação diferenciada, pois nós, bolsistas PIBID, teremos consciência e estaremos mais amadurecidos no que concerne à docência. Autores como Wollmann e Braibante (2012) afirmam que o programa aqui discutido é uma ferramenta de suma importância para a formação acadêmica do graduando, uma vez que ele engloba não somente os conhecimentos teóricos, mas também os de ordem prática.
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