A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Kliver Moreira Barros Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.37786

Palavras-chave:

Ensino Desenvolvimental, Papel do Professor, Internalização de Conceitos.

Resumo

Este estudo é um recorte dos resultados obtidos durante a realização da pesquisa de mestrado em Educação para Ciências e Matemática do IFG – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. A pesquisa buscou revelar qual o papel do professor na Teoria do Ensino Desenvolvimental para que os alunos consigam se apropriar dos conceitos matemáticos. A turma objeto desta pesquisa é o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada em Caiapônia-GO. Foram aplicadas cinco atividades com embasamento no Ensino Desenvolvimental proposto pelo psicólogo russo Vasili V. Davydov. As aulas aconteceram durante o horário normal das aulas de Matemática na própria sala e no LIE – Laboratório de Informática Educacional pois algumas atividades exigiram o uso do software matemático Geogebra. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram internalizar os conceitos referentes aos cálculos de área e perímetro de figuras planas (quadrado, retângulo e triângulos).

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Biografia do Autor

Kliver Moreira Barros, Universidade de Rio Verde - UniRV

Licenciado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - UnU de Iporá; Especialista em Matemática pela Faculdade do Noroeste de Minas - Finom, em Estratégias Gerenciais para o Agronegócio e Docênccia do Ensino Superior pela Universidade de Rio Verde; Mestre em Educação para Ciências e Matmeática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí. Assessor Pedagógico, Coordenador Administrativo e Coordenador de Estágios da Universidade de Rio Verde - Campus Caiapônia.

Duelci Aparecido de Freitas Vaz, IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás, doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Rio Claro-SP. Atualmente é professor PUC - Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do IFG - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí.

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Publicado

2016-03-28

Como Citar

BARROS, Kliver Moreira; DE FREITAS VAZ, Duelci Aparecido. A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.37786. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/37786. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres