SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO

Autores

  • Fabiana Kalil Borges Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Natália Cristina Souza Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38613

Resumo

Este artigo busca elucidar as possíveis causas dos processos de escalonar, classificar e mediar no ato avaliativo. Pretendemos identificar o posicionamento e as escolhas dos métodos de verificação de aprendizagem escolhidos pelos professores dos anos iniciais do eensino fundamental. A metodologia aplicada a este estudo é uma abordagem quantitativa com enfoque na compreensão das falas dos sujeitos participantes desta pesquisa, a partir da problemática da avaliação como relação de poder. O determinante usado na escolha da instituição se deu pelas autoras do texto trabalharem nessa escola. A coleta de dados foi feita por meio de questionários. O procedimento quantitativo adotado para o tratamento dos dados apoia-se em Moreira (2011), com a análise estatística, aplicado para demostrar os resultados da escolha dos procedimentos praticados pelos professores sobre as temáticas: quantificar ou mediar. desta forma, entendimento dos artifícios adotados pelos professores ao mensurar o processo de ensino, desencadeia reações, emoções e controvérsias. Por esses motivos, vale a pena discutir os critérios relevantes utilizados pelos docentes em suas escolhas. Para essa discussão, nos pautamos em autores como: Demo (1999), Hoffman (2005), Perrenoud (1999) e Luckesi (2005).

 

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Biografia do Autor

Fabiana Kalil Borges, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pedagogia/Educação

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

BORGES, Fabiana Kalil; SOUZA PEREIRA, Natália Cristina. SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.38613. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/38613. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres