REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA À LUZ DA FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.39929Palavras-chave:
Pessoa Idosa. Políticas Públicas. Educação em saúde.Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise do livro de Cícero, intitulado A A Velhice Saudável e correlacioná-lo com as práticas relativas ao idoso contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Em seu texto, o autor romano traz inúmeras reflexões sobre a condição da velhice e como a sociedade vê este momento da vida, além dos aspectos positivos que caracterizam esta faixa etária. Cicero propõe realizar através de seu texto a construção de práticas educacionais para tornar melhor a qualidade de vida das pessoas idosas. Algumas prerrogativas identificadas por Cícero estão contempladas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, entretanto temas como a ética no envelhecimento, e a tanatologia precisam ser discutidos e incorporados nas diretrizes.
Downloads
Referências
ARIÈS, P. História da Morte no Ocidente. São Paulo: Ediouro; 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM n. 2.528 de 19 de outubro de 2006. Institui a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. CNDI; 2006.
CÍCERO. A Velhice Saudável. São Paulo: Escala; 2006.
FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. 2 ed., São Paulo: Martins Fontes; 2006.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade. 8 ed., Rio de Janeiro: Graal; 1998. 3 v.
PAPALÉO NETTO, M. O estudo da velhice no Século XX: histórico, definição do campo e termos básicos. In: Freitas EV, Py L, Neri AL, Cançado FAX, Gorzoni ML, Rocha SM, organizadores. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002. p.11.
SANTOS, M.C. R. O Cuidado de Si e a Velhice: A Contribuição de Michel Foucault. E-civitas Revista Científica do Departamento de Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais do Uni-BH (Belo Horizonte). 2010; 3(1):1-18.
SILVA, H. S., LIMA, A. M. M., GALHARDONI, R. Successful aging and health vulnerability: approaches and perspectives. Interface (Botucatu). 2010; 14(35): 867-77.
TORRINHA, F. Dicionário Português Latino. 2 ed., Porto: Domingos Barreira Editorial, s/d.
TÓTORA, S. Apontamentos para uma ética do envelhecimento. Revista Kairós. 2008; 11(1): 21-38.
WORLD HEALTHY ORGANIZATION. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan – Americana da Saúde, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.