RECORTES HISTÓRICOS DA MEDICALIZAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DO FÓRUM SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE EM JATAÍ

Autores

  • Letícia Mendes Paiva UFG/Jataí
  • Thassia Silva Carrijo UFG/Jataí
  • Joice Veridiane Schumacher UFG/Jataí
  • Tiago Cassoli UFG/Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.43873

Palavras-chave:

Medicalização, psiquiatria, história e sociedade

Resumo

O presente texto é fruto do projeto de extensão universitária “Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade/Jataí/GO” e tem como objetivo principal, apresentar e problematizar os processos de medicalização e medicamentalização da sociedade e, para tanto, realizamos alguns recortes históricos sobre tais processos e seus efeitos. Posteriormente apresentamos o processo de implementação do Fórum Sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade no município de Jataí/GO e finalizamos com a análise da banalização de algumas práticas de diagnóstico na educação hoje. Temos como resultado o mapeamento de algumas alianças que constituem o poder médico-psiquiátrico, dentre elas, a aliança com a psicanálise, a biologia e a neurociência. Concluímos que a medicalização na educação decorre de práticas e procedimentos disciplinares presentes na sociedade que almejam homogeneizar as diferenças entres as pessoas e, consequentemente, medicar aqueles que fogem aos padrões estabelecidos pela norma médica e psiquiátrica. Essa normalização das condutas ocorre por meio de psicofármacos, cujo uso busca gerir os riscos sociais das consideradas más condutas, assumindo, muitas vezes, uma nova forma de punição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Mendes Paiva, UFG/Jataí

Formanda em Psicologia pela UFG/Jataí

Thassia Silva Carrijo, UFG/Jataí

Formanda em Psicologia pela UFG/Jataí

Joice Veridiane Schumacher, UFG/Jataí

Formada em Psicologia pela UFG/Jataí

Tiago Cassoli, UFG/Jataí

Professor Doutor do curso de Psicologia da UFG/Jataí

Referências

AMERICAN PSYCHIATNC ASSOCIATION. Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. v. 15, 948 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (ABDA). Disponível em <http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/diagnostico-criancas.html>. Acesso em: 10 mai. 2016.

BARROS, B. R. Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina /UFRGS, 2007.

BUENO, C. Transtornos mentais afetam 700 milhões no mundo; veja mitos e verdades. UOL, São Paulo, 2013. Disponível em: < noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/11/11/transtornos-mentais-afetam-cerca-de-700-mi-no-mundo-veja-mitos-e-verdades.htm#fotoNav=1. >. Acesso em: 10 mai. 2016.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico (5. ed. rev. e aum.). Rio de Janeiro: Forense Universitária (Original publicado em 1943.), 2000.

CARNEIRO, H. Drogas: muito além da hipocrisia. 2011. Disponível em: < http://outraspalavras.net/posts/drogas-muito-alem-da-hipocrisia/ >. Acesso em: 27 mai. 2016.

DANNER, F. O sentido da biopolítica em Michel Foucault. Estudos Filosóficos, v.4, p. 143-157, 2010.

DREYFUS, H.L; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária. 1995.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

DANTAS, J. B. Tecnificação da vida: uma discussão sobre o discurso da medicalização da sociedade. Factral: Revista de Psicologia, v. 21, a. 3, p. 563-580, 2009.

FIORE, M. A. Medicalização do corpo na infância - Considerações acerca do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Mnemosine. v. 1, n. 1, 2005.

FÓRUM SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. 2010. Disponível em: <http://medicalizacao.org.br/>. Acesso em: 19 de fev. 2016.

FOUCAULT, M. Direito de morte e poder sobre a vida. In M. Foucault (Ed.) História da Sexualidade 1: A Vontade de Saber. 13. ed., v. 1. Rio de Janeiro: Graal, 1999. p. 125- 149.

FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FOUCAULT, M. Aula de 17 de marro de 1976. In: FOUCAULT, M. (Ed.). Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). 4. ed., v.1, São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 285- 316.

FOUCAULT, M. Clase del 16 de enero de 1974. In: FOUCAULT, M (Ed.). El poder psiquiátrico. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007. p. 229-264.

FOUCAULT, M. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes. 2010.

IGNÁCIO, V. T. G.; NARDI, H.C. A medicalização como estratégia biopolítica: um estudo sobre o consumo de psicofármacos de um pequeno município do Rio Grande do Sul. Psicologia e Sociedade, v. 19, n. 3, p. 88-95, 2007.

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO E SAÚDE DO FÓRUM SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde. Conselho Federal de Psicologia, 2015.

LEMOS, F. C. S.; CRUZ, F. F.; SOUZA, G. S. Medicalização da produção da diferença e racismos em algumas práticas educativas pacificadoras. Revista Profissão Docente. Uberaba, v. 14, n. 30, p. 7-20, jan./jun., 2014.

LAPASSADE, G. Grupos, organizações e instituições. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

LOURAU, R. A análise institucional. Petrópolis: Vozes, 1995.

LOURENÇO, L. Transtornos mentais atingem 23 milhões de pessoas no Brasil. Agência Brasil. 2010. Disponível em: <http://saude.ig.com.br/transtornos+mentais+atingem+23+milhoes+de+pessoas+no+brasil/n1237686125917.html >. Acesso em: 12 abr. 2016.

MEIRA, M. E. M. Para uma crítica da medicalização na educação. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. v. 16, n. 1, p. 135-142, jan./jun., 2012.

SOUZA, B.P. Funcionamentos escolares e a produção do fracasso escolar e sofrimento. In: SOUZA, B. P. Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, p. 241-278.

TREBIEN, H. A. et al. Medicamentos - Benefícios e Riscos com Ênfase na Automedicação. 2011. 320 f. Tese de Mestrado – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

WANNMACHER, L. A ética do medicamento: múltiplos cenários. Uso racional de medicamentos: temas selecionados. Brasília, DF, v. 4, n. 8, p. 1-6, jul. 2007.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

PAIVA, Letícia Mendes; CARRIJO, Thassia Silva; SCHUMACHER, Joice Veridiane; CASSOLI, Tiago. RECORTES HISTÓRICOS DA MEDICALIZAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DO FÓRUM SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE EM JATAÍ. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.43873. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/43873. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres