DESAFIOS À EDUCAÇÃO FRENTE AOS “NOVOS” DIREITOS HUMANOS: A CONSTRUÇÃO DA CATEGORIA DE GÊNERO JUNTO AOS MOVIMENTOS FEMINISTA E LGBT

Autores

  • Talita Santana Maciel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).
  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.45424

Palavras-chave:

educação, direitos humanos, gênero, mulheres, população LGBT

Resumo

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo investigar, por meio de revisão bibliográfica, a trajetória histórica do reconhecimento dos direitos humanos, especialmente no que diz respeito aos direitos da população LGBT e das mulheres, a partir do desenvolvimento da categoria social de gênero. Para tanto, discutiu-se a afirmação dos direitos das mulheres junto ao Movimento Feminista e o reconhecimento recente pela Organização das Nações Unidas (ONU) dos direitos das pessoas LGBT como direitos humanos, sob reinvindicações dos movimentos organizados por tais grupos e sujeitos, assim como a partir das teorizações acadêmicas que os tinham como objeto de estudo. Devido a tais estudos acadêmicos, a categoria de gênero foi apropriada pelos movimentos feminista e LGBT para explicar e denunciar a situação de inferioridade e inúmeras discriminações a que esses grupos eram e são submetidos historicamente. A ideia de direitos humanos universais é uma construção recente, resultado de lutas e conquistas históricas. Observa-se, no entanto, que apesar dos avanços propiciados pelas diversas reivindicações de movimentos sociais ao longo do tempo, nem sempre os direitos conquistados se efetivaram para alguns grupos. Nessa conjuntura, este texto propõe, também, uma reflexão teórica acerca dos desafios que se apresentam à educação escolar enquanto importante meio de socialização e humanização.

Palavras-chave: educação; direitos humanos; gênero; mulheres; população LGBT.

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Biografia do Autor

Talita Santana Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Pedagoga. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Marília. Integrante do Grupo de Pesquise NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília. 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC). Visiting Student da San Diego State University, EUA. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Membro dos grupos de pesquisas e estudos NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação, e GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista.

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga-Portugal. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valência-Espanha. Doutorado em Sociologia pela FFLCH-USP. Mestre em Educação pela FFC-UNESP-Campus de Marília. Presidenta do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação. Docente e vice-chefe do Departamento de Administração e Supervisão Escolar-UNESP-Campus de Marília e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Campus de Marília.

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Publicado

2017-08-11

Como Citar

MACIEL, Talita Santana; SILVA, Matheus Estevão Ferreira da; BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. DESAFIOS À EDUCAÇÃO FRENTE AOS “NOVOS” DIREITOS HUMANOS: A CONSTRUÇÃO DA CATEGORIA DE GÊNERO JUNTO AOS MOVIMENTOS FEMINISTA E LGBT. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 13, n. 2, p. 01–19, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.45424. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/45424. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.