DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA NA ESCOLA: Posicionamentos de professoras e professores do ensino básico

Autores

  • Luciano Pereira dos Santos da Universidade Federal de Pelotas -Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação PPGE/FAE/UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.46785

Palavras-chave:

Diversidade sexual, Homofobia, Escola

Resumo

No campo da educação a discussão sobre as sexualidades, desde as primeiras décadas do século passado, é marcada por avanços e retrocessos nas políticas educacionais. No entanto, as inquietações advindas da pressão social sobre as questões das sexualidades não fogem ao cotidiano escolar, tanto é que recentemente figurou neste cenário o debate sobre a inclusão ou exclusão dos termos diversidade sexual e identidade de gênero no Plano Nacional de Educação e nos Planos Estaduais e Municipais de Educação (CNTE, 2015). Este texto é oriundo de uma pesquisa realizada com 208 docentes do ensino básico da rede pública na cidade de Pelotas/RS e objetiva a reflexão sobre a diversidade sexual na escola, a homofobia declarada ou velada, porém presente nesse ambiente. A repressão das manifestações de homoafetividade, as atitudes ou inoperância, as falas, silenciamentos e/ou indiferenças quanto às questões referentes à diversidade sexual, remete-nos a questionar o papel da/do docente e de sua intensa participação no processo de constituição dos sujeitos/educandos e, por conseguinte, no processo de construção das identidades sociais e transformações na sociedade. As conclusões apontam para a necessidade de inclusão dessas temáticas nas grades curriculares das universidades nos cursos de formação de professores e nos programas de formação continuada docente para a garantia de práticas educativas a favor da igualdade de direitos e da não discriminação por orientação sexual e/ou identidade de gênero na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Pelotas -Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação PPGE/FAE/UFPEL

Doutorando e Mestre em Educação (PGE/FAE/UFPel), Sociólogo e Cientista Poítico (FESP/SP). Integrante do Grupo de Pesquisas Processo de Trabalho Docente (UFPel), Grupo de Pesquisas CIC – Crianças, Infâncias e Culturas (UFPel), D'GENERUS: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero da Universidade Federal de Pelotas e membro do NUGEN - Núcleo de Gênero e Diversidade da UFPel.

Downloads

Publicado

2017-08-10

Como Citar

SANTOS, Luciano Pereira dos. DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA NA ESCOLA: Posicionamentos de professoras e professores do ensino básico. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 01–22, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.46785. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/46785. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.