O LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexões a partir de Paulo Freire e Milton Santos

Autores

  • Mauricio Barbosa Carneiro Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - PPGEEB/CEPAE-UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51032

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Lugar. Paulo Freire. Milton Santos.

Resumo

Esta análise se propôs a compreender os sentidos do Lugar no ensino de geografia a partir das reflexões de Freire (Ideologia e Educação: reflexões sobre a não neutralidade da Educação, 1981; Sobre Educação (Diálogos), 1984; Pedagogia do oprimido, 1987; Educação como prática da liberdade, 2007; Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 1996) e Santos (A natureza do espaço, 2012a; Da Totalidade ao Lugar, 2014; Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, 2015). O objetivo principal foi investigar como esses autores retratam o lugar nos seus escritos a partir da abordagem qualitativa. Entende-se que esse lugar precisa se conectar à realidade vivida pelos educandos e que o mesmo se relaciona a outras escalas geográficas, como o espaço e a paisagem. Considera-se que esse mesmo processo de entender o lugar no ensino é uma construção social e histórica diante de uma realidade passível de ser compreendida e transformada. O trabalho baseia-se em pressupostos da teoria da aprendizagem crítica libertadora de Freire e na geografia crítica de Santos, considerando crucial o viés histórico dialético para compreensão dos antagonismos presentes no espaço vivido. Aborda as práticas educativas do ensino de Geografia a partir de uma realidade comum aos sujeitos. Entende que esses sujeitos são capazes de compreender a sua realidade e nela atuar para a transformação do espaço onde vivem. Há, portanto, a necessidade de identificar nos contextos das escolas as diversas geografias do lugar, permitindo a aproximação dos conceitos estudados com a realidade vivida pelos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Barbosa Carneiro, Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - PPGEEB/CEPAE-UFG

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás-Unidade de Formosa (2010). Formado em Pedagogia . Atualmente é PROFESSOR da rede municipal de ensino em Formosa-GO, atuou no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa como professor substituto. É Pós graduado em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG e Orientação Educacional pela faculdade Apogeu. Mestrando em ensino da educação básica pelo CEPAE( Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) da Universidade Federal de Goiás.

Referências

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 27 Fev. 2018.

CARLOS, Ana Fani A.“O lugar: mundialização e fragmentação” in Fim de Século e Globalização. São Paulo: Hucitec, 1993, p.25.

CARVALHO SOBRINHO, Hugo de. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes: revista de estudos geoeducacionais, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1 - 17, dez. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/625>. Acesso em: 27 fev. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.625.

CASTROGIOVANI, Antonio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico.

In: CASTROGIOVANI, Antonio Carlos. Ensino de geografia: práticas e textualizações

no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEITE, C. M. C. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professor de Geografia do ensino fundamental. 222 f., 2012. Tese (doutorado em Geografia).Faculdade de Educação, Programa de pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília,2012.

FREIRE, Paulo. Ideologia e Educação: reflexões sobre a não neutralidade da Educação, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

_____________, Sobre Educação (Diálogos), vol.2, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

____________, Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

___________, Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

____________, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015, p.20.

KAERCHER, Nestor André. Geografizando o jornal e outros cotidianos: práticas em

Geografia para além do livro didático. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino degeografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, p. 115-143, 2000.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

NASCIMENTO, Lisângela Kati. O lugar do lugar no ensino de Geografia: um estudo em escolas públicas do Vale do Ribeira- SP. 2012. Tese ( Doutorado) – Departamento de Geografia – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2012PEREIRA, Diamantino. Paisagens, lugares e espaços: A Geografia no ensino básico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 79, p. 9-21, 2003.

PERNAMBUCO, Marta Maria; PAIVA, Irene A. Caderno Didático 1: pesquisando as expressões da linguagem corporal. Natal: Paidéia/UFRN, 2005.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2012. São Paulo: EDUSP, 2002a.

____________. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: EDUSP, 2002b.

____________. Da Totalidade ao Lugar. 1.ed., 3ª reimpr. São Paulo: Edusp, 2014.

____________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 25ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.

SCHON, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SUESS, Rodrigo Capelle; LEITE, Cristina Maria Costa. Paulo Freire e humanismo em educação: contribuições a partir de uma perspectiva geográfica. Geosaberes: revista de estudos geoeducacionais, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 94 - 105, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/598>. Acesso em: 26 fev. 2018.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

CARNEIRO, Mauricio Barbosa. O LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexões a partir de Paulo Freire e Milton Santos. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51032. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51032. Acesso em: 22 dez. 2024.