A GEOGRAFIA ESCOLAR E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51587Palavras-chave:
BNCC. Geografia. temáticas físico-ambientais.Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fixa conteúdos mínimos para a educação básica brasileira e tem como objetivo ser a referência tanto para a construção de currículos como para a prática docente. Neste sentido, o presente texto tem por objetivo discutir a BNCC no Brasil, bem como analisar como os conteúdos de Geografia relacionados às temáticas físico-naturais aparecem neste documento. Para isso realizou-se uma análise documental focada nos objetivos deste marco legal e especialmente nas habilidades e competências esperadas para os anos finais do ensino fundamental, na disciplina de Geografia segundo tais temáticas. Foi possível concluir que os conteúdos relativos às temáticas físico-naturais no recorte analisado, não são claramente mencionados, nem podem ser facilmente deduzíveis a partir da BNCC, o que cria um desafio para professores e instituições formadoras.
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