A GEOGRAFIA ESCOLAR E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores

Autores

  • Leonardo Ferreira Farias da Cunha Universidade de Brasília/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51587

Palavras-chave:

BNCC. Geografia. temáticas físico-ambientais.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fixa conteúdos mínimos para a educação básica brasileira e tem como objetivo ser a referência tanto para a construção de currículos como para a prática docente. Neste sentido, o presente texto tem por objetivo discutir a BNCC no Brasil, bem como analisar como os conteúdos de Geografia relacionados às temáticas físico-naturais aparecem neste documento. Para isso realizou-se uma análise documental focada nos objetivos deste marco legal e especialmente nas habilidades e competências esperadas para os anos finais do ensino fundamental, na disciplina de Geografia segundo tais temáticas. Foi possível concluir que os conteúdos relativos às temáticas físico-naturais no recorte analisado, não são claramente mencionados, nem podem ser facilmente deduzíveis a partir da BNCC, o que cria um desafio para professores e instituições formadoras.

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Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Farias da Cunha, Universidade de Brasília/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Licenciado e bacharel em geografia(UEG e Uniceub), especialista em planejamento geoambiental e geoprocessamento e mestrando em geografia pela Universidade de Brasília. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da. A GEOGRAFIA ESCOLAR E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51587. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51587. Acesso em: 22 dez. 2024.