SABERES PEDAGÓGICOS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: elementos para o desenvolvimento do raciocínio geográfico
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51761Resumo
Este trabalho trata das limitações da formação inicial do professor de geografia frente aos desafios da docência no âmbito da educação básica. Fatores como as dicotomias presentes nos cursos de licenciatura, a ausência de uma formação teórico-prática, o fato dos cursos não contemplarem o currículo da educação básica e o contexto de atuação dos futuros professores, qual seja, as escolas de níveis fundamental e médio, constituem obstáculos à formação de competências docentes do professor de geografia. A formação inicial deve proporcionar reflexão teórica prática voltada para a tomada de decisão em face do dinamismo da sala de aula. Neste sentido, os cursos de licenciatura em geografia carecem de integração entre as disciplinas específicas e as pedagógicas. Com vistas a superar o ensino pautado na memorização e promover condições que favoreçam o desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso uma interlocução entre as disciplinas ao longo da formação inicial, bem como contemplar, nessa interlocução, o currículo prescrito para a geografia na educação básica. Ao se considerar os conteúdos previstos para o ensino fundamental e para o ensino médio, estratégias e metodologias apropriadas a cada um deles, criam-se condições para que se desenvolva o raciocínio geográfico do aluno. Para tanto, foram utilizados os fundamentos teóricos de Freire (2004), Callai (2012), Castellar (2012) Cavalcanti (2012), Tardif (2012) e Vygotsky (2014). A metodologia utilizada foi de base qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica. Os resultados apontaram a ausência de interface entre os cursos de formação e as escolas, dado que contribui para que o professor não esteja suficientemente preparado para os desafios da docência na educação básica.
Downloads
Referências
CALLAI, Helena Copetti A formação do profissional da geografia. Ijuí: UnIjuí, 1999.
_______. A geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? Terra Livre. São Paulo, p.133-152, 2001.
_______. (org.). Educação Geográfica: Reflexão e Prática. Ijuí: Editora UnIjuí, 2011.
_______. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 10ª Ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012.
CASTELLAR, Sonia. A psicologia genética e a aprendizagem no ensino de geografia. In: CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2012.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Por que a Geografia pode não sertão interessante? In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 10ª Ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
IMBÉRNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar para fazer a guerra. Campinas, São Paulo: Papirus, 2011.
LEITE, Cristina Maria Costa. Geografia no Ensino Fundamental. Universidade de Brasília/ Departamento de Geografia, Coleção Espaço e Geografia, Vol.5, N.º 2, Gestão Urbana e Regional, Brasília: 2002.
PEREIRA, Diamantino. A dimensão pedagógica na formação do geógrafo. Terra Livre, vol 14, p. 41-50, jan-jul, 1999.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SELBACH, Simone. Geografia e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
SILVA, Denise Mota Pereira. Raciocínio Geográfico e avaliação formativa: uma análise aplicada ao Ensino Médio. 162 p. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade de Brasília. Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Brasília/DF, 2014.
SILVA, Denise Mota Pereira. Brasília: asas ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal. Goiânia, p.75-82, 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Vygotski, L. S. Obras Escogidas II: pensamiento y linguaje-conferencias sobre Psicologia. Madrid: Machado Libros, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.