O CONCEITO LUGAR NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Cristina Maria Costa Leite Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51792

Palavras-chave:

Geografia Escolar. Lugar. Materialismo Histórico Dialético. Fenomenologia.

Resumo

Resumo

A produção científica recente das linhas de pesquisa relacionadas aos processos de ensino/aprendizagem em Geografia atesta conquista de espaço acadêmico, profundidade nas abordagens teóricas e amplitude temática. Nesse contexto, e considerando-se as características inusitadas do atual momento histórico, onde se destaca o processo de globalização da economia e suas implicações na produção dos espaços, o conceito de Lugar emerge na Geografia Científica e Escolar com importância redimensionada. Assim, e no escopo dessa situação, o presente artigo objetiva analisar tal conceito em suas vertentes materialista e fenomenológica para, a partir daí, associá-lo à dimensão escolar. A perspectiva materialista histórica dialética é pautada pelas contribuições de Santos (1994) e Carlos (2007); a fenomenológica orienta-se por Oliveira (1977) e Tuan (1980). Desse modo, identificados como o conceito de Lugar é considerado nessas fundamentações filosóficas, analisa-se como ocorre em âmbito escolar. Conclui-se que, na perspectiva da Geografia Escolar, o conceito de Lugar é multiescalar e fundamental à construção/consolidação da noção de cidadania. Além disso, apresenta uma racionalidade particular, que no contexto das relações cotidianas de ensino-aprendizagem, especificamente no tocante às mediações necessárias à construção do conhecimento, articula as perspectivas materialista e fenomenológica, que se conjugam para conferir significação aos conteúdos abordados.

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Biografia do Autor

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília

Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Geografia, onde atua na formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao processo de ensino/aprendizagem dessa área do conhecimento, nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a "Identidade, Território e Paisagem" no contexto da Região Centro-Oeste e do Distrito Federal e "Educação em Geografia" em nível do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente coordena o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia - da Universidade de Brasília - GEAF/UnB.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

LEITE, Cristina Maria Costa. O CONCEITO LUGAR NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–15, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51792. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51792. Acesso em: 22 dez. 2024.