AVALIAÇÃO EXTERNA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E AS DISCUSSÕES SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS

Autores

  • Giselle Soares Passos Universidade Federal de Jataí/Unidade Acadêmica de Ciência de Saúde/Curso de Educação Física
  • Murilo Borges Silva Universidade Federal de Jataí/Unidade Acadêmica de Ciências Humanas e Letras/Curso de História
  • Suzana Ribeiro Lima Oliveira Universidade Federal de Jataí/Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos
  • Francisco Tomaz de Moura Júnior Universidade Federal de Jataí, Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo)
  • Sandra Aparecida Benite-Ribeiro Universidade Federal de Jataí/Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53022

Palavras-chave:

Avaliações externas, Cultura afro-brasileira, Educação superior, Questão ambiental

Resumo

A educação superior brasileira é composta por um conjunto de instituições, públicas e privadas, que, em 2004, torna-se objeto de uma normatização federal (Lei nº 10.861) cujo escopo é instituir o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Tal sistema visa avaliar os cursos de graduação atribuindo-lhes um conceito que vai de 1 a 5, sendo os conceitos ? 2, insuficiente e os conceitos ? 3, suficientes. Desse modo, a partir das metodologias descritas no artigo “Relato da metodologia geral de estudo do diagnóstico do ensino de graduação” do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos relatórios das visitas in loco dos cursos de graduação e dos conceitos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (UFG/REJ), buscou-se catalogar os conceitos dos cursos da referida instituição, apontando a forma como eles incorporam as discussões sobre a cultura afro-brasileira, o papel do negro na sociedade atual, além das problemáticas ambientais.

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Biografia do Autor

Giselle Soares Passos, Universidade Federal de Jataí/Unidade Acadêmica de Ciência de Saúde/Curso de Educação Física

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade de Franca (2003), Especialização em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM - Departamento de Fisiologia (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2010) em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP/EPM, área de Medicina e Biologia do Sono. Professora Adjunto III na Universidade Federal de Jataí/Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde/ Curso de Educação Física 

Murilo Borges Silva, Universidade Federal de Jataí/Unidade Acadêmica de Ciências Humanas e Letras/Curso de História

Licenciado em História pela Universidade Estadual de Goiás (2007), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), atualmente é doutorando em História na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professor no Curso de História da Universidade Federal de Jataí.

Suzana Ribeiro Lima Oliveira, Universidade Federal de Jataí/Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí(1998), mestrado em Geografia pela mesma instituição (2012) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/IESA/Goiânia (2016). Atualmente é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí.

Francisco Tomaz de Moura Júnior, Universidade Federal de Jataí, Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), nível mestrado, da Universidade Federal de Jataí.

Sandra Aparecida Benite-Ribeiro, Universidade Federal de Jataí/Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias

É graduada em Ciências, habilitação em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e pós-doutorado em Fisiologia (2008) na Universidade do Porto (PT). Atualmente é professora associada III e orientadora de mestrado na pós-graduação de Biociências Animal da Universidade Federal de Jataí.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de Abril de 1999., 1999.

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EDUCAÇÃO, M. DA. INEP - Indicadores de Qualidade dos cursos. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-de-qualidade>.

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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES no 776/97. 1997.

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Publicado

2018-09-15

Como Citar

PASSOS, Giselle Soares; SILVA, Murilo Borges; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima; MOURA JÚNIOR, Francisco Tomaz de; BENITE-RIBEIRO, Sandra Aparecida. AVALIAÇÃO EXTERNA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E AS DISCUSSÕES SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 01–15, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i3.53022. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/53022. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diagnóstico do Ensino na Regional Jatai/UFG