ATENDIMENTO AO ESTUDANTE – RECEPÇÃO, SAPP, NAI e UFGINCLUI
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53095Palavras-chave:
acessibilidade, inclusão, gestão escolarResumo
Com o objetivo de analisar o acolhimento e o apoio ao estudante na Regional Jataí (REJ), no presente estudo avaliamos quais os projetos ou programas de apoio realizados durante o ingresso do estudante e outros serviços de apoio estudantil. Os dados foram coletados de arquivos da Coordenação de Graduação, do Serviço de apoio psicológico e psicopedagógico (SAPP), do Núcleo de acessibilidade e inclusão (NAI), de órgãos Centro de Seleção e do Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade (SINACE). Em relação à recepção ao ingressante não encontramos um programa institucionalizado, apenas ações isoladas, o que demonstra a importância de institucionalizar essa ação. O SAPP demonstrou ser eficiente em relação ao atendimento dos estudando, mas deficiente em relação ao número de profissionais e à estrutura física de trabalho destinado ao atendimento da comunidade pelo SAPP. Pela avaliação do NAI desde sua criação, observamos que as ações dedicadas à acessibilidade e inclusão vêm crescendo e obtendo importantes aquisições, tanto materiais quanto de recursos humanos, de forma que nenhum estudante da Regional, que solicitou atendimento pelo NAI, não está sem o devido apoio. Por outro lado, o programa do UFGinclui ainda está iniciando e precisa de auxílio significativo dos órgãos superiores da Universidade para seu efetivo atendimento aos estudantes. Apesar disso, todos os estudantes desses grupos possuem bolsas de permanência e com a ajuda dos próprios estudantes quilombolas e indígenas, a coordenação do programa tem conseguido atender pelo menos as necessidades básicas de todos indígenas e quilombolas da Regional Jataí.
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Referências
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