A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: reflexões numa perspectiva cidadã
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53685Palavras-chave:
Educação, Sujeito, Cidadania.Resumo
As transformações contemporâneas que envolvem a sociedade nos instigam a novos debates no sentido de propor algumas reflexões sobre a educação como processo importante na constituição dos sujeitos e para a sua formação cidadã. A educação pode ser o caminho para desenvolver ações que propiciem aos estudantes uma formação que os tornem mais reflexivos e conscientes, para pensar sobre como ocorrem as dinâmicas no espaço que os rodeia, compreendendo sua responsabilidade pelo mundo e pelas mudanças que se fazem necessárias. A presente investigação teórica intenta abordar questões relacionadas à educação como parte do processo de constituição dos seres humanos e, nesse sentido, essencial para que se construam as bases para atuar socialmente, de modo cidadão.
Downloads
Referências
ARANTES, Valéria A. (org); ARAÚJO, Ulisses Ferreira; PUIG, Josep Maria. Educação e valores: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.
ARAÚJO, Sónia Elvira Fernandes de Almeida. Contributos para uma educação para a cidadania: professores e alunos em contexto intercultural. (Teses: 17). Lisboa, 2008.
BOUFLEUER, José Pedro. Mundo comum e formação crítica em perspectiva pós-metafísica. IV SENAFE-UFSM: Santa Maria, 2012.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; BOUFLEUER, José Pedro. O delineamento de uma perspectiva pós-metafísica para a educação. 11 ago. 2016, 24 nov. 2016. Notas de Aula.
FICAGNA, Marisa Fracalossi; ORTH, Miguel Alfredo. Educação para um novo cidadão: construindo possibilidades ou relações entre a teoria e a prática. In: ANDREOLA, Balduino Antonio et al. (orgs.). Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 246-262.
GADAMER, Hans-George. Verdade e Método II: complementos e índice. [tradução de Enio Paulo Giachini]. Petrópolis, RJ: Vozes, Bragança Paulista, SP: Ed. Univ. São Francisco. 2002.
HENZ, Celso Ilgo. Dialogando sobre cinco dimensões para (re)humanizar a educação. In: ANDREOLA, Balduino Antonio et al. (orgs.). Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 49-62.
MARQUES, Mário Osório. Botar a boca no mundo. Ijuí: editora Unijuí. 2003.
SEVERINO, Antônio J. Educação, Trabalho e Cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 2, n. 14, p.65-71, fev. 2000.
TUGENDHAT, Ernst. Antropologia como filosofia primeira. In: POMMER, Arnildo; FRAGA, Paulo D; SCHNEIDER, Paulo R. (orgs.). Filosofia e crítica: Festschrift dos 50 anos do Curso de Filosofia da Unijuí. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.