AO VOO DA IMAGINAÇÃO: o enlevo de sonhar e o prazer de ensinar e aprender à luz de Bachelard

Autores

  • Lúcia Helena Batista Gratão Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53749

Palavras-chave:

Geografia Humanista. Bachelard. Imaginação. Educação. Escola de Sonhos.

Resumo

A escrita que se destina rumo à educação delineia-se aos olhos da perspectiva fenomenológica. A luz resplandecente desta perspectiva impulsiona-nos ao enlevo de sonhar e o prazer de ensinar e aprender à luz de Bachelard. A esta luz noturna compõe-se este ensaio geográfico-pedagógico (en)levado ao voo da imaginação. Um voo que conduz à liberdade e, nessa liberdade, o pleno direito de sonhar. Bachelard, o filósofo-sonhador (en)leva-nos ao campo encantado da educação. Uma educação projetada à vista de uma escola com direito a sonhar.  Uma escola com espaço de “fazer sonhar”. Uma escola de sonhos! Esse é o propósito - sonho sonhado! Que esse sonho enleve os encantados com o campo da educação - destinação desta escrita tracejada pela fenomenologia bachelardiana! Ao voo - imaginação!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Batista Gratão, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (1977), mestrado (1992) e doutorado (2002) em Ciências (Geografia Física), pela Universidade de São Paulo. Pós-doutora em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro (SP). Professora-Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Professora do Curso de Especialização em Ensino de Geografia (UEL), Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro (SP) e Membro do conselho editorial da revista Geograficidade (UFF). Atua na área de meio ambiente e geografia humanista cultural com ênfase no estudo da água, sabor, poética e imaginação geográfica. Co-organizadora do livro Geografia & literatura ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação e autora de capítulos dos livros: Literatura e paisagem: perspectivas e diálogos , Turismo Sertanejo: arranjos produtivos do turismo e Campesinato e territórios em disputa . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural CNPq/UFF e Grupo de Pesquisa Imagens, Paisagens e Personagens IMAP & P CNPq/UEL.

Referências

BACHELARD, G. La flamme d`une chandelle. 5. ed. Paris: PUF, 1975.

______. A poética do devaneio. (Tradução: Antonio de Padua Danesi). São Paulo: Martins Fontes, 1988a.

______. A poética do espaço. Tradução: Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988b.

______. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução: Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

______. O direito de sonhar. Tradução: J. Américo Motta Pessanha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

______. A terra e os devaneios da vontade: Martins Fontes, São Paulo, 2008.

BARBOSA, E. ; BULCÃO, M. Bachelard - pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

CARUSO, F. & FREITAS, M. C. Silveira de. Educar é fazer sonhar. Disponível em: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/publicacoes/links.../ciencia.../cs00903.pdf? Acesso em 06/12/2013.

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. (Tradução: Werther Holzer). São Paulo: Perspectiva, 2011.

HOLZER, W. A Geografia Fenomenológica de Eric Dardel. In: DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: Natureza da Realidade Geográfica. (Tradução: Werther Holzer). São Paulo: Perspectiva, 2011, p. 141-159.

GRATÃO, L. H. B. O direito de sonhar em geografia: projeção bachelardiana. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 148-155. ISSN 1809-6867

GRATÃO, L. H. B. O prazer da leitura e a arte de conversar – ao sabor do café - “Café com Leitura”. In: MOURA, J. D. P. et al. (Orgs.) Práticas em educação socioambiental. Londrina: UEL, 2013, p. 83-97.

_______. Sabor & paisagem à luz de Bachelard. Geograficidade, v.2, n.1, Verão 2012, p. 30-41. ISSN 2238-0205.

_______. Por entre becos & versos – a poética da cidade vi(vi)da de Cora Coralina. In: MARANDOLA JR. e GRATÃO, L. H. B. (Orgs). Geografia & Literatura – Ensaios sobre Geograficidade, Poética e Imaginação. Londrina: EDUEL, 2010a, p. 297-328

_______. Bachelard telúrico – uma leitura à luz dos devaneios do repouso. In: Encontro Nacional de Geógrafos – ENG, Anais, Porto Alegre, 2010b.

_______. Geografia do café – do sabor a terra. Anais. XXV SEMANA DE GEOGRAFIA DA UEL/IV Seminário de Geografia do Norte do Paraná, 05 a 09 de outubro de 2009b, Londrina, ISBN 978-85-98054-13-1.

_______. Ecologia de paisagem ao sabor da terra. In: SEABRA, G. Educação ambiental. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2009a, p. 25-38.

_______. O direito de sonhar em geografia – à luz bachelardiana. In: Encontro Nacional de Geógrafos - ENG, Anais, São Paulo, 2008.

______. Da projeção onírica bachelardiana, os vislumbres da geopoética. In: OLIVEIRA, L.; (Org.) Geografia, percepção e cognição do meio ambiente. Londrina: Edições Humanidades, 2006, p. 165-189.

GRATÃO, Lúcia Helena B.; ARCHELA, Rosely S.; BARROS, Mírian V. F.; BARROS, Omar N. F. Londrina - imagens, paisagens & personagens: um olhar geográfico pelo Atlas Digital. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE GEOGRAFIA, PERCEPÇÃO E COGNIÇÃO DO MEIO AMBIENTE, 2005, Londrina. Anais. Londrina: UEL, 2005. [CD-ROM]

GRATÃO, Lúcia Helena B. A Poética d' "O RIO" - ARAGUAIA! De cheias... & vazantes... (À) Luz da Imaginação. Tese (Doutorado). FFLCH-USP, 2002.

_______.; MARANDOLA JR., E. Sabor da, na e para geografia. Geosul, Florianópolis, v. 26, n. 51, p. 59-74, jan/jun, 2011.

_______. Imagens, paisagens & personagens. In: ARCHELA, R.; BARROS, M. V. F. (Orgs.). Atlas urbano de Londrina. Londrina: EDUEL, 2009.

IPM - INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Instituto Paulo Montenegro e ação educativa mostram evolução do alfabetismo funcional na última década. Disponível em: http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.03.00.00.00&ver=por. Acesso em: 17. jul. 2012.

MORELLET, A. et al. (Org.) A arte de conversar. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MORELLET, A. Da Conversação. In: MORELLET et al. (Org.) A Arte de Conversar. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 125-168.

PESSANHA, J. A. M. Bachelard: as asas da imaginação. In: BACHELARD, G. O direito de sonhar. Tradução: José Américo Motta Pessanha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p. v-xxxi).

RELPH, E. C. As bases fenomenológicas da Geografia. Geografia, v. 4, n. 7, p. 1-25, abril 1979.

SAINT-EXUPÉRY, A. de. O pequeno príncipe. Tradução: Dom Marcos Barbosa. Rio de Janeiro: Agir, 2006. .

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. (Tradução Lívia de Oliveira). São Paulo: Difel, 1980.

______. Topophilia or, sudden encounter wiht landscape. Landscape, v. 11, n. 1, p. 29-32, 1961.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

GRATÃO, Lúcia Helena Batista. AO VOO DA IMAGINAÇÃO: o enlevo de sonhar e o prazer de ensinar e aprender à luz de Bachelard. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–21, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.53749. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/53749. Acesso em: 22 dez. 2024.