Os impactos do coronavírus no saber fazer docente dos professores do ensino médio integrall
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65352Resumo
Este texto trata de um recorte de uma pesquisa, cujo foco é o saber fazer docente dos professores do ensino médio integral. No caso específico do presente artigo, apresenta-se os resultados parciais cujo objetivo foi identificar os impactos da Pandemia do Coronavírus (COVID-19) no saber fazer docente dos professores. Em face ao isolamento social necessário ao controle da pandemia, em consonância com as orientações da Organização Nacional de Saúde, a Secretaria da Educação do Estado de Goiás, por meio da Resolução CEE/CP n. 02/2020, que dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no âmbito do Sistema Educativo do Estado de Goiás, adotou o formato de aulas remotas, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Esse formato é inédito para os professores da Educação Básica, considerando que, antes da pandemia, eles recorriam as TDIC somente como suporte pedagógico, especialmente, por meio de ferramentas digitais para auxiliar na apresentação dos conteúdos. Nesta pesquisa de natureza qualitativa, as narrativas (auto)biográficas foram utilizadas como procedimento de recolha de dados, sendo observadas as narrativas das pesquisadoras, registradas em diário de campo, e as narrativas de quatro professores das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, recolhidas por meio de entrevistas. Os resultados sinalizam que um dos maiores desafios dos professores foi se adequarem às necessidades do ensino remoto, pois não possuíam conhecimento necessário para compreender todas as especificidades de aplicativos e plataformas virtuais no processo ensino-aprendizagem; outro fator preocupante foi conseguir atingir a todos os alunos, fazer com que todos participassem do ensino remoto. Percebeu-se ainda que os professores precisaram reinventar o seu fazer docente em face dos desafios com as aulas remotas, adquirir novos saberes para lidar com os diferentes artefatos tecnológicos no processo de mediação da aprendizagem dos estudantes, sinalizando que o saber fazer docente do professor é uma constante metamorfose.
Palavras-chave: Ensino remoto. Saber fazer docente. Ensino mediado pela Tecnologia.
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