Educação étnico-racial e infância: a construção dos conceitos históricos e geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Maria Lenúcia de Moura Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-9012-2164
  • Keila Andrede Haiashida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Walison de Sousa Brasilino UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v18i3.69734

Resumo

RESUMO

Nosso objeto de estudo se insere nos debates acerca da construção de conceitos pelas crianças, realizados por professores que lecionam história e geografia. o objetivo foi investigar os desafios para construção de conceitos étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. desse modo, optamos pelo materialismo histórico-dialético para observar o objeto em seu movimento, lhe conferindo historicidade, haja vista todo fenômeno ser contextualizado. os resultados indicam que no processo de construção de conceitos a aprendizagem ainda é percebida como subordinada à maturação biológica do indivíduo, isso negligencia em sua análise a apreensão dos conceitos como produto da história, da vida social e, como efeito, desconsidera as relações entre o desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento intelectual e os elementos constituintes da vida social/cotidiana. assim, percebe-se a necessidade de construção do conhecimento de forma dialética, que favoreça o salto de qualidade do senso comum para o conhecimento científico e, não apenas para a superação de uma etapa estabelecida. o estudante que conhece os conceitos históricos e materiais presentes nos discursos racializados e no funcionamento da sociedade, usa seu papel como sujeito histórico para subverter as lógicas de atualização do racismo. portanto, a aprendizagem sendo uma atividade social e a aprendizagem conceitual uma atividade fundamentalmente prática torna-se possível sua apreensão pela criança, inclusive na educação infantil, todavia é importante refletir sobre a forma e a função que assume.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

DE MOURA, Maria Lenúcia; ANDREDE HAIASHIDA, Keila; DE SOUSA BRASILINO, Walison. Educação étnico-racial e infância: a construção dos conceitos históricos e geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 18, n. 3, p. 01–19, 2022. DOI: 10.5216/rir.v18i3.69734. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/69734. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Infâncias e crianças: dialogos com relações étinicos-raciais