Tecnologias assistivas na educação: uma análise da produção acadêmica no brasil
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v19i3.73004Resumo
O problema que motivou esta pesquisa pode ser expresso na seguinte pergunta: Quais as produções bibliográficas encontradas envolvendo as Tecnologias Assistivas utilizadas na educação para promover a educação inclusiva das pessoas com deficiência? O objetivo geral deste trabalho foi realizar um levantamento sobre a produção acadêmica (Mestrado e Doutorado) banco de dados da CAPES referente aos últimos quatro anos, sobre trabalhos acadêmicos envolvendo Tecnologias Assistivas utilizadas na educação para o desenvolvimento da Educação Inclusiva. A fim de alcançar tal objetivo, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados junto ao periódico da CAPES, com base em teses e dissertações do banco de dados. No recorte temporal (2015-2018), foram encontradas um total de 12.190 publicações científicas dentre elas 9.240 dissertações e 2.950 teses. Após fazer avaliação dos títulos, resumos e estabelecer os critérios sobre o assunto do uso das Tecnologias Assistivas na educação das pessoas com deficiência, foram encontrados 3.074 trabalhos no ano 2018, os quais 93 estavam relacionados diretamente à utilização das TA para o ensino das pessoas com deficiência e 478 voltados para a formação de professores para o uso das TA. Neste contexto, observa-se que ainda há muito o que se usar, propor e desenvolver no que tange as TA no intuito de proporcionar aos deficientes maior autonomia em suas atividades.
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