A avaliação em larga escala: a prova Paraná e o processo de mercantilização da educação no estado paranaense

the Paraná test and the process of commercialization of education in the state of Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76912

Palavras-chave:

Prova Paraná, Educação, Avaliação em larga escala, Políticas liberais

Resumo

O presente artigo, que parte de uma pesquisa bibliográfica com caráter crítico-analítico, apresenta como objetivo uma possibilidade de diálogo a respeito da avaliação em larga escala e sua ligação com o sistema liberal, além de seus propósitos e sua perspectiva gerencialista. Evidenciamos, aqui, a avaliação em seus diversos aspectos, tendo como lócus principal o âmbito estadual, com a realização da Prova Paraná, que desvela caminhos das políticas educacionais do Estado. Tal Prova tem se alinhado às perspectivas liberais que enfatizam os resultados em detrimento do processo de aprendizagem. A realização dessa avaliação ocorre desde 2019, trazendo drásticas consequências para as escolas, uma vez que atrela o currículo imposto às provas, repercutindo como uma forma de controle para a formação da classe trabalhadora estudantil jovem. À guisa de resultados, propomos, com esta pesquisa, um olhar crítico sobre esse método avaliativo estadual, com vistas à busca por uma educação de qualidade, pautada na ciência e no aprofundamento teórico-metodológico que fundamentam a criticidade. Isso levando em conta que a escola não pode ser compreendida como uma arena de mensuração de projetos estatísticos-mercadológicos. A qualidade do ensino deve estar desvinculada do olhar do setor empresarial para dentro da escola.

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Biografia do Autor

Ana Paula André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutoranda do Programa de Pós-Graduaçlão em História, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Pedro Alves, Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

ANDRÉ, Ana Paula; ALVES, Pedro. A avaliação em larga escala: a prova Paraná e o processo de mercantilização da educação no estado paranaense: the Paraná test and the process of commercialization of education in the state of Paraná. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 1, p. 1–14, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76912. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76912. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres