Intersecção de dados educativos, marcadores das desigualdades e desafios de uma rede de ensino na Amazônia ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.77043

Palavras-chave:

Equidade educacional, Marcadores educacionais, Política educacional

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa com abordagem em evidências com o cruzamento de dados educativos e dos marcadores da desigualdade para compreensão dos desafios da rede municipal de ensino de Rodrigues Alves, Acre. Caracterizou-se como um estudo de natureza exploratória, que assumiu no método e na análise documental e bibliográfica uma abordagem teórico-metodológica crítica. Nos resultados, expomos os marcadores educacionais e como estes estão implicados em dois marcadores principais: crianças pobres, pardas/negras e que moram em áreas rurais. Percebemos o imperativo de uma governança propositiva, no estabelecimento de novas políticas, mas também a reconfiguração do investimento público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Júlio César do Nascimento Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Doutor em Educação (UFAM,2018). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Professor no Instituto Federal do Acre. Líder do grupo de Pesquisa em formação de professores nos Institutos Federais.

Marcondes de Lima Nicácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Pós-Doutorado em Educação - USP (em andamento). Doutor em Educação (2021/UFAM).  Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Campus Cruzeiro do Sul). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais.

Francisco Diétima da Silva Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor de Economia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). 

Referências

AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ALVES, M. T. G. Caracterização das desigualdades educacionais com dados públicos: desafios para conceituação e operacionalização empírica. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 110, p. 189-214, 2020.

ANDRADE, F. M. R. D. Escolas do campo e infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento. Educação em Revista, v. 36, p. e234776, 2020.

ARAÚJO, J. A. Pobreza e desigualdade social e educacional no Brasil: uma questão social de classes ou uma questão racial de abrangência nacional com algumas peculiaridades regionais? Revista da ABPN, v. 10, n. 24, nov.2017 – fev., p. 409-425, 2018.

BOF, A. M. Quais os níveis adequados de aprendizado para os estudantes brasileiros da educação básica: construindo uma proposta nacional. Cadernos de estudos e pesquisas em Políticas Educacionais. v. 6, p. 11-47, mai. 2022.

COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. Tradução de Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2021.

CRENSHAW, K. Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence against Women of Color. Stanford Law Review, Stanford, v. 43, n. 6, pp. 1241-1300, 1991.

EIDELWEIN, M. P.; SILVEIRA, G. E. Cena escolar na perspectiva da interseccionalidade : contribuições para a formação de professores e suas práticas. Revista De Estudos Interdisciplinares, v. 5, n. 7, p. 83–98, 2024.

GIL, A. C. Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri: Atlas, 2021.

KYRILLOS, G. M.. Uma Análise Crítica sobre os Antecedentes da Interseccionalidade. Revista Estudos Feministas, v. 28, n. 1, p. e56509, 2020.

LLARENA, R. A. S.; DUART, E. N.; SANTOS, R. R. Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos. Em questão, v. 21, n. 2, p. 222-243, 2015.

LOBO, C. A.; COSTA, J. B. Quando o Estado não chega: a eficácia de programas educacionais em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas. Educação em Revista, v. 38, p. e26309, 2022.

MATISKEI, A. C. R. M. Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas. Educar em revista, n. 23, p. 185-202, 2004.

MELO, K. M. M.; MALFITANO, A. P. S.; LOPES, R. E. Os marcadores sociais da diferença: contribuições para a terapia ocupacional social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 28, n. 3, p. 1061–1071, jul. 2020.

NOGUEIRA, M. O.; SILVA, L. C. Escolarização em áreas rurais: a distorção idade-série na ótica dos gestores. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, e07289, 2022.

PRIMEIRA INFÂNICA/FMCSV. Rodrigues Alves-Acre. 2022. Disponível em: https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/municipios/rodrigues-alves-ac/. Acesso em: 25 ago. 2024.

RAMOS, L. R. A interseccionalidade na educação inclusiva: marcadores sociais da difença. 2021. 22p. Artigo Científico (Especialização em Diversidade e Gênero na Educação) – Universidade Federal da Integração Latinno-Americana, Foz do Iguaçu, 2021.

SANTOS, B. R.; FREITAS, L. G.; TUBOITI, N. C. S. Bem-estar na escola e percepção da discriminação de gênero por meninas. Psicologia da Educação, São Paulo, 55, 2º sem., pp. 80-87, 2022.

SILVA, A. V. C. Perfil epidemiológico da malária no município de Rodrigues Alves-Acre, no período de 2007 a 2017. 2018, 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental) - Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2018.

SILVA, D. S. V.; SOUSA, F. C. Direito à educação igualitária e(m) tempos de pandemia: desafios, possibilidades e perspectivas no Brasil. Revista Jurídica Luso-Brasileira, v. 6, n. 4, p. 961-979, 2020.

SIOPE. Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação. Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO - Anexo X da Lei de Responsabilidade Fiscal. 2024. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/siope/relatoriorreomunicipal. Acesso em: 06 set. 2024.

SOUSA, C. R. O. et al. Fatores preditores da evasão escolar entre adolescentes com experiência de gravidez. Cadernos Saúde Coletiva, v. 26, n. 2, p. 160–169, abr. 2018.

SOUZA, M. A. DE .. Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais. Educação & Sociedade, v. 33, n. 120, p. 745–763, jul. 2012.

TERUYA, T. K. et al.. Classes multisseriadas no Acre. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, p. 564–584, maio 2013.

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

ARAÚJO, José Júlio César do Nascimento; NICÁCIO, Marcondes de Lima; BEZERRA, Francisco Diétima da Silva. Intersecção de dados educativos, marcadores das desigualdades e desafios de uma rede de ensino na Amazônia ocidental. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 1, p. 1–19, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i1.77043. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77043. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres