COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

Authors

Abstract

As alterações que ocorrem no solo, provocadas pelo uso e a ocupação, têm gerado grandes impactos paisagísticos e ambientais. Esses impactos são mitigados através do monitoramento e controle do processo de uso e ocupação do solo, utilizando-se de informações espaciais e temporais das modificações ocorridas. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa do mapeamento de uso e ocupação do solo no município de Pacatuba – Ceará, no ano de 2023, utilizando o método Gaussian Mixture Model (GMM) do algoritmo de classificação supervisionada da imagem Dzetsaka, complemento do software QGIS, e dos dados da plataforma MapBiomas, com o intuito de identificar as diferenças dos resultados gerados pelas duas metodologias de mapeamento. As informações foram processadas, analisadas e comparadas, os resultados obtidos indicam que os percentuais de distribuição da área para cada classe analisada são diferentes. O complexo vegetacional, por exemplo, apresentou um percentual de 13% de diferença, com isso, a ferramenta de classificação supervisionada obteve um maior nível de precisão, comparado com os dados do MapBiomas. Portanto, o uso de uma ferramenta de geoprocessamento proporciona segurança, pois é um recurso que facilita estudos e planejamentos governamentais, reduz o número de erros e diminui a subjetividade da delimitação das classes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lara Lima Lourenço, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará, bolsista do CNPQ, integrante do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO. Mestra em Geografia Física (ProPGeo/UECE - 2024), graduada em Geografia/Bacharelado na Universidade Estadual do Ceará (2021). Pesquisadora colaboradora e supervisora do grupo de estudo de sensoriamento remoto do LABGEO/UECE. Pós graduada em Topografia e Sensoriamento Remoto. Especialista em Geoprocessamento aplicado à análise ambiental e aos recursos hídricos. Integrante do Grupo de Pesquisa Semiárido Brasileiro e o Contexto Geoambiental (CNPq). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em análise geoambiental, Geoprocessamento, Planejamento Urbano e áreas verdes.

Gislania de Meneses Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação (ProPGeo) na Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO (2023). Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos (2021). Foi bolsista de Transferência Tecnológica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME, atuou no Projeto Malha Dágua no levantamento estatístico e análise dos dados mapeados; correção de dados levantados, geração de produtos cartográficos e elaboração de relatórios técnicos das atividades realizadas. Também atuou na geração de dados de integração de outros projetos sociais do governo (Projeto São José III, Água Para Todos, Sistema Integrado de Saneamento Rural - SISAR, Água Doce, dentre outros). Graduada em Geografia/Bacharelado na Universidade Estadual do Ceará (2018). Técnica em Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2015). É integrante dos Grupos de Pesquisa Semiárido Brasileiro e o Contexto Geoambiental, Resíduos Sólidos e Reúso de Água Residuária, certificados pelo CNPQ. Participa da Supervisão do Grupo de Sensoriamento Remoto e Esstudos Aplicados. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Geoambiental, Geoprocessamento, Bacias Hidrográficas e Resíduos Sólidos.

Maria Lúcia Brito da Cruz, Universidade Estadual do Ceará

Tenho graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação.

Published

2025-08-22

How to Cite

LIMA LOURENÇO, Lara; DE MENESES SILVA, Gislania; BRITO DA CRUZ, Maria Lúcia. COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 52, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77072. Acesso em: 10 oct. 2025.