COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
Resumo
As alterações que ocorrem no solo, provocadas pelo uso e a ocupação, têm gerado grandes impactos paisagísticos e ambientais. Esses impactos são mitigados através do monitoramento e controle do processo de uso e ocupação do solo, utilizando-se de informações espaciais e temporais das modificações ocorridas. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa do mapeamento de uso e ocupação do solo no município de Pacatuba – Ceará, no ano de 2023, utilizando o método Gaussian Mixture Model (GMM) do algoritmo de classificação supervisionada da imagem Dzetsaka, complemento do software QGIS, e dos dados da plataforma MapBiomas, com o intuito de identificar as diferenças dos resultados gerados pelas duas metodologias de mapeamento. As informações foram processadas, analisadas e comparadas, os resultados obtidos indicam que os percentuais de distribuição da área para cada classe analisada são diferentes. O complexo vegetacional, por exemplo, apresentou um percentual de 13% de diferença, com isso, a ferramenta de classificação supervisionada obteve um maior nível de precisão, comparado com os dados do MapBiomas. Portanto, o uso de uma ferramenta de geoprocessamento proporciona segurança, pois é um recurso que facilita estudos e planejamentos governamentais, reduz o número de erros e diminui a subjetividade da delimitação das classes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.