CONFLITOS DE USO DA TERRA NAS ÁREAS DE PROTEÇÃO PERMANENTE (APPs) NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DA MADRE (SC)

Authors

Abstract

A preservação das Áreas de Proteção Permanentes (APPs) dos cursos d´água e nascentes nas bacias hidrográficas é fundamental para garantir a adequada gestão sustentável dos recursos hídricos devendo estar associada ao planejamento territorial. Diante do exposto, esse trabalho através de parâmetros quali-quantitativos objetivou a analisar os conflitos de uso e ocupação da terra bem como os aspectos técnicos e legais, em conformidade ao disposto no Código Florestal Brasileiro, nos cursos d´água e nascentes na bacia hidrográfica do Rio da Madre, a fim de compreender os possíveis impactos ambientais associados à não preservação das APPs. Como procedimentos metodológicos foram utilizados: levantamento bibliográfico acerca das temáticas abordadas e elaboração de mapas temáticos: de localização, hidrografia, áreas de preservação permanente, uso e ocupação da terra, conflitos de uso e densidade populacional através do software QGIS para o processamento e manipulação dos dados. Os resultados mostraram que a bacia hidrográfica do Rio da Madre enfrenta desafios referentes à sua gestão. A demanda pela água e a pressão sobre os ecossistemas locais é intensificada em áreas com desenfreada expansão urbana resultando em impactos negativos como a poluição hídrica, impermeabilização do solo, e degradação de habitats naturais, sendo esses pontos críticos de conflitos. Contudo, é possível viabilizar a proposição de subsídios à melhoria da integração da gestão de recursos hídricos em consonância com o uso e ocupação da terra. Estratégias de gestão integrada e sustentável dos recursos naturais na bacia do Rio da Madre são fundamentais para mitigar esses conflitos e promover um desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente responsável. Isso inclui a implementação de políticas públicas eficazes, o fortalecimento da governança local, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, e o reconhecimento dos direitos das comunidades tradicionais sobre seus territórios, preservando assim a integridade e qualidade ambiental da bacia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lara Carolina Becegato, Univali

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali/Balneário Camboriú - 2021). Realizou intercâmbio de Língua e Cultura Espanhola na Universidad de Salamanca (Espanha) como bolsista do programa Top Espanha - 2019 (através da parceria entre a Univali e o programa de bolsas Santander Universidades). Foi bolsista de Iniciação Científica do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) - Bolsas de Pesquisa ARTIGO 170 (2019) e, também bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2020/2021). Atualmente é bolsista a nível de Mestrado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPCTA - UNIVALI), com área de atuação em Tecnologia para Gestão Ambiental e linha de pesquisa em Estratégias de Gestão Ambiental e Cidades Sustentáveis. 

Lucas Gavazzoni, Univali

É formado em oceanografia e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UNIVALI, com experiência em oceanografia de mar profundo e análises espaciais. Sua atuação concentra-se em geomorfologia marinha, impactos da pesca de arrasto e modelagem de adequabilidade de habitats. Possui experiência no planejamento de cruzeiros científicos e no desenvolvimento de sistemas de filmagem do fundo marinho, como trenós de reboque e tow cams. Participou de projetos voltados ao manejo da pesca demersal e à estimativa de emissões de CO#8322; decorrentes da pesca de arrasto. Além disso, colaborou em análises geoespaciais no projeto iAtlantic e em estudos sobre a interação da pesca com habitats profundos nas bacias do Espírito Santo, Campos e Santos.

Luciano Torres Tricárico, Univali

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU USP 1999), parte da graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 1994), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP 2008). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, SC, Brasil. Bolsista Produtividade CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2020 a 2023). Comendador por mérito social acadêmico concedido pela Associação Brasileira de Liderança (2015). Título de Embaixador da Qualidade pela Associação Brasileira de Liderança (2017). Título de Chanceler Master pela Associação Brasileira de Liderança (2019). Diretor Institucional da ANPTUR (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Turismo) (2020-2024).Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Turismo e Hotelaria; Tecnólogo em Design de Interiores; Especialização em Design de Interiores; Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria; Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e disciplina do Núcleo de Disciplinas Internacionalizadas - Arquitetura Brasileira). Foi coordenador do LaPa - Laboratório de Paisagismo Aplicado da Universidade do Vale do Itajaí. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Hospitalidade e Gastronomia, vinculado ao CNPq. Foi editor da Revista Turismo: Visão e Ação. Avaliador ad hoc de vários periódicos científicos nacionais e internacionais na área em que atua.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Hospitalidade e Hotelaria, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, Planejamento Ambiental, Paisagem e Paisagismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, urbanização em São Paulo, urbanização turística, hospitalidade urbana, semiótica e espaço, cultura e patrimônio, paisagem e cultura.

Carolina Schmanech Mussi, Univali

A pesquisadora atua na área de Geoprocessamento aplicado ao Planejamento Urbano e Regional, Mapeamento de Áreas de Risco, Análise da Paisagem. Tem atuação na área de Gestão Ambiental e Soluções Naturais para Cidades Sustentáveis. É graduada em Oceanografia (2005) e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (2011) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Possui doutorado em Geografia (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2012 atua como docente da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de graduação e e no Programa de Mestrado e Doutorado Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Published

2025-12-12

How to Cite

BECEGATO, Lara Carolina; GAVAZZONI, Lucas; TORRES TRICÁRICO, Luciano; SCHMANECH MUSSI, Carolina. CONFLITOS DE USO DA TERRA NAS ÁREAS DE PROTEÇÃO PERMANENTE (APPs) NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DA MADRE (SC). Geoambiente On-line, Goiânia, n. 53, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77156. Acesso em: 15 dec. 2025.