ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ENGENHARIAS NA UFERSA, MOSSORÓ-RN, BRASIL

Autores/as

Resumen

Este trabalho tem como objetivo avaliar, por meio de estudo de caso, a inserção da temática educação ambiental em sete cursos de graduação em engenharia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), campus sede, localizado em Mossoró-RN. A metodologia foi dividida em duas etapas, análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e documentos institucionais para levantamentos de ações de ensino, pesquisa e extensão referentes à temática ambiental em geral e educação ambiental especificamente, além da aplicação de questionário com docentes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs).  Foi verificado que os cursos de engenharia não possuem em seus Projetos Políticos Pedagógicos de Cursos (PPCs) componente curricular de educação ambiental. Tanto a área ambiental como a educação ambiental especificamente são pouco abordadas nas ações de pesquisa e de extensão. Os docentes que atuam nos NDEs dos cursos, afirmaram compreender a importância da educação ambiental para a formação profissional das engenharias, porém essas percepções não refletem uma prática educativa integrada, contínua e permanente. Para a promoção de uma visão sistêmica e interdisciplinar dos problemas ambientais, considerando as dimensões ecológicas, sociais, econômicas, políticas, culturais e éticas dos futuros engenheiros, é importante considerar a inserção da educação ambiental na formação profissional e aprimoramento da qualidade dos cursos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alan Martins de Oliveira, UFERSA

Doutor em Agronomia: Fitotecnia (2005/2008 - Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA); Mestre em Agronomia: Fitotecnia (1997/1999 - Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM / UFERSA) e Graduado em Agronomia (1990/1995 - ESAM / UFERSA). Professor Associado II com Dedicação Exclusiva na UFERSA / Centro de Engenharias / Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais. Professor Permanente do Programa do Pós-graduação stricto sensu em Cognição, Tecnologia e Instituições - PPGCTI/UFERSA. Avaliador de cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Membro dos grupos de pesquisa (CNPq): "Saberes socioambientais e Culturais Interdisciplinares - SACI" (Líder), "Estudos Agroecológicos para o semiárido do Rio Grande do Norte", "Engenharia e Ciência Ambiental" e "Grupo de Estudos em Ciências Ambientais do Semiárido".

Jacqueline Cunha de Vasconcelos Martins, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. Doutorado (Prodema-UFC) e Mestrado (Prodema-UERN) em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Especialização em Filosofia (UERN). Graduação em Ciências Sociais, Licenciatura (UERN).

Carlos Eduardo Diniz da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Estudante de graduação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.

Archivos adicionales

Publicado

2024-10-15

Cómo citar

MARTINS DE OLIVEIRA, Alan; CUNHA DE VASCONCELOS MARTINS, Jacqueline; EDUARDO DINIZ DA SILVA, Carlos. ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ENGENHARIAS NA UFERSA, MOSSORÓ-RN, BRASIL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 49, 2024. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/76896. Acesso em: 16 oct. 2024.