GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS FERRAMENTAS DE INTERPOLAÇÃO TIN E TOPO TO RASTER

Autores/as

Resumen

O artigo tem como objetivo comparar o desempenho dos métodos de interpolação TIN (Triangulated Irregular Network) e Topo to Raster na geração de Modelos Digitais de Elevação (MDE) em bacias hidrográficas. Para isso, foram utilizados dados vetoriais de curvas de nível, cursos d’água e pontos cotados da área de estudo, as bacias hidrográficas dos rios Toropi e Ibicuí-Mirim. Foram gerados MDEs com resolução espacial de 20 metros, e os resultados foram analisados por meio de parâmetros geomorfométricos, como declividade, aspecto e perfil. Os resultados indicam que o método Topo to Raster é mais adequado para áreas planas e suavemente onduladas, enquanto o TIN apresenta melhor desempenho em regiões de alta declividade. Conclui-se que a escolha do método de interpolação deve levar em conta a topografia da área de estudo e o nível de detalhamento desejado, sendo o Topo to Raster mais preciso em contextos hidrológicos e o TIN mais eficiente em áreas com maior variação altimétrica e densidade de nuvem de pontos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Romario Trentin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós-Doutorado em Geografia pela Le Mans Université, França (2021) pelo PrInt - Programa de Institucional de Internacionalização. Atualmente é professor titular do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco.

Archivos adicionales

Publicado

2025-12-12

Cómo citar

SOARES ARRIAL, Gustavo; TRENTIN, Romario. GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS FERRAMENTAS DE INTERPOLAÇÃO TIN E TOPO TO RASTER. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 53, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77119. Acesso em: 15 dic. 2025.