GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS FERRAMENTAS DE INTERPOLAÇÃO TIN E TOPO TO RASTER

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo comparar o desempenho dos métodos de interpolação TIN (Triangulated Irregular Network) e Topo to Raster na geração de Modelos Digitais de Elevação (MDE) em bacias hidrográficas. Para isso, foram utilizados dados vetoriais de curvas de nível, cursos d’água e pontos cotados da área de estudo, as bacias hidrográficas dos rios Toropi e Ibicuí-Mirim. Foram gerados MDEs com resolução espacial de 20 metros, e os resultados foram analisados por meio de parâmetros geomorfométricos, como declividade, aspecto e perfil. Os resultados indicam que o método Topo to Raster é mais adequado para áreas planas e suavemente onduladas, enquanto o TIN apresenta melhor desempenho em regiões de alta declividade. Conclui-se que a escolha do método de interpolação deve levar em conta a topografia da área de estudo e o nível de detalhamento desejado, sendo o Topo to Raster mais preciso em contextos hidrológicos e o TIN mais eficiente em áreas com maior variação altimétrica e densidade de nuvem de pontos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romario Trentin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós-Doutorado em Geografia pela Le Mans Université, França (2021) pelo PrInt - Programa de Institucional de Internacionalização. Atualmente é professor titular do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-12

Como Citar

SOARES ARRIAL, Gustavo; TRENTIN, Romario. GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS FERRAMENTAS DE INTERPOLAÇÃO TIN E TOPO TO RASTER. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 53, 2025. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/77119. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos