GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DA GEOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BIRIGUI-SP

Autores/as

  • Rafael Marques dos Santos Universidade Estadual de Maringá Uniesp/Fabi - Birigui
  • Ana Gabriela Bueno Melo de Carvalho Doutora pela Unesp/Rio Claro - SP Docente da Uniesp/Fabi - Birigui

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i25.37624

Resumen

A disciplina de Geografia é abordada por diversas vezes no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) como fundamental para educação ambiental devido seus conceitos e abordagem diretamente ligados ao meio ambiente. Neste contexto, este artigo procurou levantar a percepção dos professores de Geografia a respeito da aplicabilidade dos conceitos de Geografia nas aulas de educação ambiental através de um questionário respondido por 20 professores selecionados aleatoriamente e de maneira voluntária nas escolas estaduais da cidade de Birigui-SP. Os dados revelaram que apesar do trabalho de educação ambiental realizado por 100% dos entrevistados, alguns conceitos fundamentais da Geografia ainda precisam ser trabalhados com os professores da rede estadual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Marques dos Santos, Universidade Estadual de Maringá Uniesp/Fabi - Birigui

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente na Uniesp/Fabi - Birigui - SP

Citas

BRASIL. Lei 6.938. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília, DF, 31 ago 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 25 ago 2013.

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 05 out 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 25 ago 2013.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos - apresentação dos temas transversais. Brasília : MEC/SEF, 1998a. 436 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 07 set 2013

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia - terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998b. 156 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf. Acesso em: 07 set 2013.

______. Lei 9.795. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, 27 abr 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 25 ago 2013.

CALLAI, H.C. Escola, cotidiano e lugar. In.: BUITONI, M.M.S.(coord). Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação. 252 p. 2010.

CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Ática. 96 p. 1986.

MONTEIRO, C. A. Geossistema: a história de uma procura. São Paulo. Contexto. 127 p. 2001.

NEVES, E; TOSTES, A. Meio ambiente: a lei em suas mãos. Petrópolis: Vozes, 1992. 87 p.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 242 p. 1993.

RAFFESTIN, C. Écogenèse territoriale et territorialité. In: F. Auriac et R. Brunet (Dir.). Espaces jeux et enjeux. Paris : Fayard, Fondation Diderot. p. 173-185. 1986.

SANTOS, M. Espaço e método. 4. ed. São Paulo: Nobel, 120 p. 1997.

VERDUM, R.; PUNTEL, G.A. Espaço geográfico e paisagem. In.: BUITONI, M.M.S. (coord). Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação. 252 p. 2010.

Publicado

2015-12-28

Cómo citar

DOS SANTOS, Rafael Marques; MELO DE CARVALHO, Ana Gabriela Bueno. GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DA GEOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BIRIGUI-SP. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 25, 2015. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i25.37624. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/37624. Acesso em: 18 oct. 2025.

Número

Sección

Artigos