TRANSIÇÃO FLORESTAL NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO-SP (1986-2012): um caso de reforma ambiental

Autores

Resumo

Este artigo analisa o processo político que resultou na transição florestal da região de Ribeirão Preto-SP, onde houve, a partir da década de 1990, mais ganho do que perda em cobertura arbórea. O foco da análise está no desenvolvimento histórico e na caracterização das principais instituições estatais e agentes sociais envolvidos nas disputas regionais. As principais técnicas de pesquisa utilizadas para realização deste estudo de caso foram entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e análise de um banco de dados de decisões judiciais. Em síntese, argumenta-se que: a) conflitos sistemáticos sobre proteção florestal tiveram início na década de 1980 e contrapuseram os proprietários rurais às organizações ambientalistas, instituições executivas e Ministério Público; b) na década de 1990 houve rotinização da intervenção ambientalista e ampliação da atuação para a maior parte dos municípios da região, impondo aos proprietários rurais a demanda de proteção ambiental; c) o ganho de cobertura arbórea que resultou da intervenção ambientalista é um caso de reforma ambiental, entendida como mudança positiva e limitada da qualidade ambiental de região ou de processo econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Porto de Andrade Júnior, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Professor da Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal-MG), campus de Varginha-MG. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com estágio de pesquisa realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França. Graduado em Direito pela UNESP. Autor do livro "Onde tem fumaça tem fogo: as lutas pela eliminação da queima da cana-de-açúcar", publicado pela Editora FAP-UNIFESP (2016).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-26

Como Citar

ANDRADE JÚNIOR, José Roberto Porto de. TRANSIÇÃO FLORESTAL NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO-SP (1986-2012): um caso de reforma ambiental. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 46, 2023. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/75556. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos