A METODOLOGIA DO GRUPO FOCAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UM OLHAR INTERATIVO ENVOLVENDO A ARTICULAÇÃO COGNIÇÃO E EMOÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.30250Palavras-chave:
Articulação cognição&emoção, Grupo Focal, Vygotsky, Formação de professores.Resumo
Apresentamos neste artigo uma forma de contribuição propiciada pela metodologia do Grupo Focal para a formação continuada de professores. O Grupo Focal se insere no modo de pesquisa qualitativo, no entorno do processo de comunicação realizado por diálogos, onde se incentiva a exposição dos envolvidos, de modo espontâneo, em torno de um foco. Temos por hipótese que o Grupo Focal constitui importante estratégia para discussão e mobilização dos professores frente às diversas demandas exigidas pela prática pedagógica. A pesquisa visou discutir e diagnosticar como o docente se percebe e é percebido como um profissional que denota sentido ao seu trabalho e, consequentemente, apresenta uma ação mais motivada e proativa. Aplicamos a metodologia do Grupo Focal a um grupo de professoras do Ensino Fundamental I, objetivando verificar como e de que forma os elementos da dimensão afetiva e cognitiva se revelaram no fazer docente. O suporte teórico-metodológico foi a Psicologia Sócio-Histórica, que possibilitou, a partir das manifestações orais e gestuais das professoras, organizar três núcleos de significação: ser professora, trabalho docente e autoria docente. Os conteúdos dos três núcleos do fazer pedagógico - pensar, sentir e agir - revelaram-se por contradições, semelhanças e complementaridades. A expressividade vivenciada favoreceu aos próprios professores perceberem a importância da articulação cognição e emoção no trabalho do professor, revelando um contraponto entre a vontade e o desconforto, categorias expostas por Vygotsky (2003), que podem contribuir para motivar as dinâmicas de formação continuada de professores.
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