POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Jessica Larissa Ferrari Becker UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Tatiely Pereira de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38342

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Ensino Médio, Psicologia, Pibid.

Resumo

Este trabalho refere-se a um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, Campus Goiânia. O projeto de Orientação Profissional, baseado na abordagem histórico-cultural, foi realizado em um Colégio Estadual de Ensino Médio de Goiânia, na disciplina Projeto de Vida. Tivemos como objetivo desenvolver debates e provocar reflexões nos alunos a respeito dos processos relacionados à escolha profissional. Para alcançar este objetivo o projeto foi desenvolvido em três unidades: módulo 1 – Autoconhecimento e o Significado da Escolha Profissional; módulo 2 – Os Determinantes da Escolha Profissional; módulo 3 – Informação Profissional. As aulas foram ministradas em quatro turmas de alunos dos segundos anos uma vez por semana, 50 minutos por aula. A metodologia mais utilizada foi de aula expositiva-dialogada, embora tenha havido também projeção do filme “Divergente”, músicas e vídeos. Ao final da realização do projeto, acreditamos que a experiência foi muito válida, pois foi possível perceber a mudança nos paradigmas através da fala dos próprios alunos: passaram a analisar as multideterminações envolvidas em um processo de escolha; conhecer mais e melhor diversas profissões e o percurso necessário para se chegar até ela, etc. Para nós licenciados, a experiência também se mostrou bastante formativa, pois permitiu a aproximação do aluno de Psicologia com o Ensino Médio. Portanto, nos fez repensar criticamente as contribuições que a Psicologia poderia oferecer a essa etapa da educação básica, caso fosse inserida no currículo das escolas de Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Jessica Larissa Ferrari Becker, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Concluinte do Curso de Psicologia

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Goiás

 

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)

Tatiely Pereira de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Concluinte do Curso de Psicologia

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2016-05-31

Como Citar

BECKER, Jessica Larissa Ferrari; DE ARAÚJO, Tatiely Pereira. POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.38342. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/38342. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres