POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38342Palabras clave:
Orientação Profissional, Ensino Médio, Psicologia, Pibid.Resumen
Este trabalho refere-se a um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, Campus Goiânia. O projeto de Orientação Profissional, baseado na abordagem histórico-cultural, foi realizado em um Colégio Estadual de Ensino Médio de Goiânia, na disciplina Projeto de Vida. Tivemos como objetivo desenvolver debates e provocar reflexões nos alunos a respeito dos processos relacionados à escolha profissional. Para alcançar este objetivo o projeto foi desenvolvido em três unidades: módulo 1 – Autoconhecimento e o Significado da Escolha Profissional; módulo 2 – Os Determinantes da Escolha Profissional; módulo 3 – Informação Profissional. As aulas foram ministradas em quatro turmas de alunos dos segundos anos uma vez por semana, 50 minutos por aula. A metodologia mais utilizada foi de aula expositiva-dialogada, embora tenha havido também projeção do filme “Divergente”, músicas e vídeos. Ao final da realização do projeto, acreditamos que a experiência foi muito válida, pois foi possível perceber a mudança nos paradigmas através da fala dos próprios alunos: passaram a analisar as multideterminações envolvidas em um processo de escolha; conhecer mais e melhor diversas profissões e o percurso necessário para se chegar até ela, etc. Para nós licenciados, a experiência também se mostrou bastante formativa, pois permitiu a aproximação do aluno de Psicologia com o Ensino Médio. Portanto, nos fez repensar criticamente as contribuições que a Psicologia poderia oferecer a essa etapa da educação básica, caso fosse inserida no currículo das escolas de Ensino Médio.
Descargas
Citas
ABADE, Flávia L. Orientação Profissional no Brasil: uma revisão histórica. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, v.6, n. 1, p. 15- 24, 2005.
ANTUNES, Mitsuko. Psicologia e Educação no Brasil: uma perspectiva histórica. In:. Anuário – 2000: Psicologia: análise e crítica da prática educacional. [S.l.], 23ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2000.
ASIMOV, Isaac. A profissão. In: Nove amanhãs. Rio de Janeiro: Editora Expressão e Cultura, 1977.
BECKER, Ana Paula S.; BOBATO, Sueli T; SCHULZ, Maria José L. C. Meu lugar no mundo: relato de experiência com jovens em orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, v. 13, n.2, p. 253 - 263, 2012.
BOCK, Ana Maria B. Aventura do Barão de Münchhausen na psicologia. São Paulo: Educ/Cortez, 1999.
BOCK, Sílvio D. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução de nº 5 de 15 de março de 2011. Disponível em: <http://www.abepsi.org.br/portal/?page_id=741>. Acesso em: 28 out. 2014.
FERRETI, Celso J. Uma nova proposta de Orientação Profissional. São Paulo: Cortez, 1988.
FERRETTI, Celso João. Uma nova proposta de Orientação profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 6ª REGIÃO. Psicologia no Ensino de 2º Grau: uma proposta emancipadora. São Paulo: EDICON, 1986.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752-769, set./dez. 2011.
LEVENFUS, R.S.; SOARES, P.H.P. (Orgs.). Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LISBOA, Marilu D. Orientação profissional e mundo do trabalho: reflexões sobre uma nova nova proposta frente a um novo cenário. In: LEVENFUS, R.S.; SOARES, P.H.P. (Orgs.). Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual X, Cidade: SEE, 2014.
RAMOS, Marise N. O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 771-788, jul./set. 2011.
SPARTA, Mônica. O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo. v. 4, n. 1/2, p. 1 -- 11, 2003.
PROGRAMA NOVO FUTURO; INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO – Apostila de Aulas do Projeto de Vida, s/d.
VIGOTSKI, Levy. S. A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.