A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM FORMOSA (GO).

Autores

  • Marcos Vinicius Santos Dourado Universidad Autónoma de Asunción - UAA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.50607

Palavras-chave:

Educação, Meio Ambiente, Ensino

Resumo

A educação ambiental é uma prática importante para a educação formal no A educação ambiental é uma prática importante para a educação formal no contexto brasileiro. Tal afirmação a coloca como um elemento pedagógico que precisa ser acompanhado de forma dinâmica para verificar o seu bom andamento no contexto educacional brasileiro. No entanto, essa análise na modalidade do Ensino de Jovens e Adultos ainda é pouco investigada. Através disso, essa pesquisa teve por objetivo analisar como os professores da Educação de Jovens e Adultos das unidades escolares municipais de Formosa (GO) desenvolvem práticas pedagógicas de educação ambiental através da verificação no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas e a conferência das percepções dos alunos e professores sobre a Educação ambiental e sua prática bem como identificar quais são as práticas mais utilizadas nas escolas. A metodologia foi baseada no método misto, descritivo, modalidade levantamento de dados, aos quais apresentaram práticas baseadas em projetos nos PPPs analisados, com pouca abordagem conceitual. As percepções dos professores se mostraram condizentes com os conceitos de EA e meio ambiente, porém há pouca participação na execução das práticas pedagógicas determinadas no PPP. Já os alunos valorizam as práticas executadas pela escola, porém acham pouco o espaço dos projetos e reclamam de mais participação e engajamento da comunidade. As práticas de EA das escolas analisadas são pautadas basicamente por projetos, com pouca participação dos professores, se restringindo o trabalho das questões ambientais em sala de aula através de debates, aulas expositivas com utilização de recursos variáveis como livro didático, TV, filmes e documentários.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Santos Dourado, Universidad Autónoma de Asunción - UAA

Graduado em Geografia (Licenciatura Plena); Possui especializações em Estudos dos Solos (Análise Física, Pedologia e Recuperação Ambiental) e Solos e Meio Ambiente pela. Cursando Mestrado em Ciências da Educação. Atualmente é professor de Geografia da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE/GO) e Secretaria Municipal de Educação de Formosa (GO). Trabalhou na Universidade Estadual de Goiás (UEG - Campus Formosa) sendo Docente do Ensino Superior no curso de Geografia. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino de Geografia e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia: Teoria e Prática; Aprendizagem; Práticas Pedagógicas e a Educação Ambiental; Erosão; Solos e Mundo Vivido. 

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

DOURADO, Marcos Vinicius Santos. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM FORMOSA (GO). Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 01–17, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.50607. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/50607. Acesso em: 6 maio. 2024.