A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM FORMOSA (GO).

Autores/as

  • Marcos Vinicius Santos Dourado Universidad Autónoma de Asunción - UAA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.50607

Palabras clave:

Educação, Meio Ambiente, Ensino

Resumen

A educação ambiental é uma prática importante para a educação formal no A educação ambiental é uma prática importante para a educação formal no contexto brasileiro. Tal afirmação a coloca como um elemento pedagógico que precisa ser acompanhado de forma dinâmica para verificar o seu bom andamento no contexto educacional brasileiro. No entanto, essa análise na modalidade do Ensino de Jovens e Adultos ainda é pouco investigada. Através disso, essa pesquisa teve por objetivo analisar como os professores da Educação de Jovens e Adultos das unidades escolares municipais de Formosa (GO) desenvolvem práticas pedagógicas de educação ambiental através da verificação no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas e a conferência das percepções dos alunos e professores sobre a Educação ambiental e sua prática bem como identificar quais são as práticas mais utilizadas nas escolas. A metodologia foi baseada no método misto, descritivo, modalidade levantamento de dados, aos quais apresentaram práticas baseadas em projetos nos PPPs analisados, com pouca abordagem conceitual. As percepções dos professores se mostraram condizentes com os conceitos de EA e meio ambiente, porém há pouca participação na execução das práticas pedagógicas determinadas no PPP. Já os alunos valorizam as práticas executadas pela escola, porém acham pouco o espaço dos projetos e reclamam de mais participação e engajamento da comunidade. As práticas de EA das escolas analisadas são pautadas basicamente por projetos, com pouca participação dos professores, se restringindo o trabalho das questões ambientais em sala de aula através de debates, aulas expositivas com utilização de recursos variáveis como livro didático, TV, filmes e documentários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Vinicius Santos Dourado, Universidad Autónoma de Asunción - UAA

Graduado em Geografia (Licenciatura Plena); Possui especializações em Estudos dos Solos (Análise Física, Pedologia e Recuperação Ambiental) e Solos e Meio Ambiente pela. Cursando Mestrado em Ciências da Educação. Atualmente é professor de Geografia da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE/GO) e Secretaria Municipal de Educação de Formosa (GO). Trabalhou na Universidade Estadual de Goiás (UEG - Campus Formosa) sendo Docente do Ensino Superior no curso de Geografia. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino de Geografia e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia: Teoria e Prática; Aprendizagem; Práticas Pedagógicas e a Educação Ambiental; Erosão; Solos e Mundo Vivido. 

Citas

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2ª ed. São Paulo SP, Cengage Learning, 2015.

BABBIE, EARL. Métodos de pesquisa de survey. 1.ed., Belo Horizonte MG, Edições UFMG, 1999.

CAMPOY, T. J. Metodología de La Investigación Científica, Manual para Elaboración de Tesis Y Trabajos de Investigación. 2ª Ed., Ciudad del Este, Paraguay, Editorial: Universidad Nacional del Este, 2016.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9ª ed., São Paulo, Ed. Gaia, 2004.

ESCOLA A Projeto Político Pedagógico. Formosa (GO), Secretaria Municipal de Educação (SME), 2017.

ESCOLA B. Projeto Político Pedagógico. Formosa (GO), Secretaria Municipal de Educação (SME), 2017.

ESCOLA C. Projeto Político Pedagógico. Formosa (GO), Secretaria Municipal de Educação (SME), 2017.

FARIAS, R. M. D., & CLARO, P. C. G. Educação ambiental na educação de jovens e adultos (eja): um diálogo em construção. Revista Saberes Da UNIJIPA, 2012.

GARCIA, L. B. Educación ambiental para personas mayores. (Tesis de Doctorado en Educación), Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madrid, Espanha, 2001.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4ª ed. São Paulo SP, Cortez, 2012.

MEADOWS, D.H.; MEADOWS, D.L.; RANDERS, J.; BEHRENS, W.W. Limites do crescimento. São Paulo SP, 1972.

PARANHOS, D. R; SHUVARTZ, M. A relação entre educação ambiental e a educação de jovens e adultos sob a perspectiva da trajetória dos educadores. Revista Contexto e Educação, Ano 28, nº 91, p. 84-105, Ijuí RS, Editora Unijuí, 2013.

REIGOTA, M., Educação ambiental: utopia e práxis. São Paulo SP, Cortez, 2008.

____________ . O que é Educação Ambiental. São Paulo SP, Editora Brasiliense, 2014.

REIS, L. C. L.; SÊMEDO, L. T. A.; GOMES, R. C., Conscientização ambiental: da educação formal à não formal. Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras RJ, V.02, nº01, pág. 47-60, 2012.

SAMPIERI, H. R. et. al. Metodologia da Pesquisa. 5ª Ed., Porto Alegre RS, Editora Penso, 2013.

TROLEZI, L. M., Visão Diagnóstica Sobre Aprendizagem da Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos. Revista Perspectiv@s: Um Novo Olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos. Nº 02, págs. 92 -102, São Paulo SP, Centro Paulo Souza, 2016.

VIEIRA, G. J., Formosa cidade e povo. Brasília DF, Teixeira Gráfica e Editora, 2010.

Publicado

2018-07-07

Cómo citar

DOURADO, Marcos Vinicius Santos. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM FORMOSA (GO). Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–17, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.50607. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/50607. Acesso em: 22 dic. 2024.