O “TORÉ” E O ENSINO DE GEOGRAFIA: as músicas indígenas na etnoeducação Potiguara da Paraíba

Autores

  • Sidnei Felipe da Silva Universidade de Brasília (UnB)
  • Leandro da Silva Ramos Universidade Federal da Paraíba e Professor da Educação Básica - Secretaria Estadual de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51343

Palavras-chave:

Toré, Ensino de Geografia, Músicas indígenas.

Resumo

A música é de suma importância para os povos indígenas Potiguara da Paraíba. Ela está presente no cotidiano desses povos, seja nos rituais, na pesca, na caça, na religião, nas plantações, nas atividades domésticas e em outros momentos que constituem o processo de produção do espaço da etnia. O Toré e suas melodias apresenta temáticas significativas para a geografia escolar, tais como: a questão territorial, a dinâmica natural (vegetação, clima, relevo, hidrografia), e a riqueza cultural e religiosa desses povos. A abordagem do Toré, como recurso didático-pedagógico no ensino de geografia nas escolas de educação diferenciada da etnia Potiguara tem como objetivo geral facilitar o ensino-aprendizagem de temáticas geográficas e (re)afirmar a identidade étnica e cultural. A metodologia proposta para esta ação pauta-se pela pesquisa bibliográfica sobre a Etnoeducação e a Geografia escolar por meio da análise documental dos Referenciais Curriculares para a Educação Indígena (RCNEI, 2005); apresenta abordagem qualitativa, por focar no caráter subjetivo do objeto, compreendendo suas particularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Felipe da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Geografia e Professor da Educação Básica - Secretaria Municipal de Educação de Marcação-PB

Leandro da Silva Ramos, Universidade Federal da Paraíba e Professor da Educação Básica - Secretaria Estadual de Educação

Graduando em Letras

Referências

BARCELLOS, Lusival. Práticas educativo-religiosas dos índios Potiguara da Paraíba. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.

BRANCO, Samuel Murgel. O Meio Ambiente em Debate. Coleção Polêmica. 26ª Ed. São Paulo: Moderna, 1997, 96p.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas (RCNEI) / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de educação fundamental. Brasília: 2008 MEC/SEF.

CARDOSO, Thiago Mota; GUIMARÃES, Gabriella Casimiro. (Orgs.). Etnomapeamento dos Potiguara da Paraíba. Brasília: FUNAI/CGMT/CGETNO/CGGAM, 2012. (Série Experiências Indigenas, n. 2)

ELIADE, Mircea. Mitos e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2007.

LEITE, Cristina Maria Costa. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental. Tese (doutorado) - Universidade de Brasília -Faculdade de Educação - Programa de Pós Graduação em Educação, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez, 1998. (Coleção magistério. Série formação do professor).

MARQUES, Amanda Christinne Nascimento.Território de Memória e Territorialidades da Vitória dos Potiguara da aldeia Três Rios/ Amanda Marques – JoãoPessoa, 2009. 217f. : il.Orientadora: Maria de Fátima Ferreira Rodrigues Dissertação (Mestrado) – UFPB/ CCEN/ PPGG.

MARQUES, Cássio Ferreira. (Org.). Lendas e Causos do Povo Potiguara. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009.

Os Potiguaras pelos Potiguaras. Professores e Alunos Potiguara. - João Pessoa: AER de João Pessoa; Brasília: CGDOC/FUNAI, 2005.

PALITOT, Estevão Martins. Os Potiguara da Baía da Traição e Monte-Mór: história, etnicidade e cultura. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Paraíba, 2005.

RAFFESTIN, Claude. Uma concepção de território, territorialidade e paisagem. In: PEREIRA, S. R.; COSTA, B. P.; SOUZA, E. B. C. (Orgs.). Teorias e práticas territoriais: análises espaço-temporais. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

RAMOS, Leandro da Siva. “Sou Tupã, sou Potiguara”: as músicas indígenas como metodologia de ensino. 2010. Monografia. Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2010.

SAQUET, Marcos. Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

SILVA, Antonio de Pádua Dias da. Ensino de língua: do impresso ao virtual. Campina Grande: EDUEP, 2006.

SILVA, Sidnei Felipe da. Educação Ambiental em Terras Indígenas Potiguara: concepções e possibilidades na educação de jovens e adultos nas escolas estaduais indígenas do município de Rio Tinto-PB. Saarbrücken, Deutshland:OmniScripitium GmbH & CO. KG, 2015.

SOLER, Juan. BARCELLOS, Lusival Antonio. Paraíba Potiguara. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2012.

VIEIRA, J. G. A Baía da Traição, das belezas “naturais” e do refúgio dos “índios resistentes”. In: ALMEIDA, L. S.; Silva, C. B. M. (Org.) Índios do Nordeste: temas e problemas 4. Maceió: EDUFAL, 2004.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

SILVA, Sidnei Felipe da; RAMOS, Leandro da Silva. O “TORÉ” E O ENSINO DE GEOGRAFIA: as músicas indígenas na etnoeducação Potiguara da Paraíba. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–20, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51343. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51343. Acesso em: 22 dez. 2024.