O “TORÉ” E O ENSINO DE GEOGRAFIA: as músicas indígenas na etnoeducação Potiguara da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51343Palabras clave:
Toré, Ensino de Geografia, Músicas indígenas.Resumen
A música é de suma importância para os povos indígenas Potiguara da Paraíba. Ela está presente no cotidiano desses povos, seja nos rituais, na pesca, na caça, na religião, nas plantações, nas atividades domésticas e em outros momentos que constituem o processo de produção do espaço da etnia. O Toré e suas melodias apresenta temáticas significativas para a geografia escolar, tais como: a questão territorial, a dinâmica natural (vegetação, clima, relevo, hidrografia), e a riqueza cultural e religiosa desses povos. A abordagem do Toré, como recurso didático-pedagógico no ensino de geografia nas escolas de educação diferenciada da etnia Potiguara tem como objetivo geral facilitar o ensino-aprendizagem de temáticas geográficas e (re)afirmar a identidade étnica e cultural. A metodologia proposta para esta ação pauta-se pela pesquisa bibliográfica sobre a Etnoeducação e a Geografia escolar por meio da análise documental dos Referenciais Curriculares para a Educação Indígena (RCNEI, 2005); apresenta abordagem qualitativa, por focar no caráter subjetivo do objeto, compreendendo suas particularidades.
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