O PROTAGONISMO JUVENIL EM MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS E O PAPEL DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Alcinéia de Souza Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51480

Resumo

O Brasil, nos últimos anos, vivenciou tempos históricos, marcados pelos expressivos movimentos sociais protagonizados majoritariamente por jovens, dentre os quais muitos estudantes. Neste sentido, o propósito deste trabalho é empreender algumas reflexões acerca do protagonismo juvenil nas lutas sociais brasileiras e do papel da Geografia Escolar neste contexto, de modo a destacar a sua importância e imprescindibilidade enquanto ferramenta intelectual no processo de formação crítica e cidadã do indivíduo. Como metodologia, utilizou-se da apreciação discursiva de literaturas que versam sobre os movimentos sociais ocorridos no país entre os anos 2013 e 2016, bem como sobre o sentido de se ensinar e aprender Geografia, ambos ancorados em pressupostos teóricos críticos. A partir desta reflexão teórica e da análise do contexto de revelações provenientes das lutas juvenis, o trabalho propõe o desenvolvimento de uma educação geográfica na e para a cidadania, processada pelos aportes teórico-metodológicos das pedagogias críticas, a exemplo da Pedagogia Histórico-Crítica, cujo olhar se direciona à compreensão e transformação das realidades sociais, contraditórias e espacialmente desiguais.

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Biografia do Autor

Alcinéia de Souza Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Geografia - UnB e Mestra em Geografia - UnB;

Docente de Geografia/Formosa-GO

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

SILVA, Alcinéia de Souza. O PROTAGONISMO JUVENIL EM MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS E O PAPEL DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 01–13, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51480. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51480. Acesso em: 6 maio. 2024.