O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um relato sobre a escola família agrícola de Natalândia - Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51680Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação do Campo, TerritórioResumo
O presente artigo busca compreender se o Ensino de Geografia influencia na efetivação de uma Educação do Campo no território da Escola Família Agrícola de Natalândia - MG. É possível afirmar que a Geografia pode contribuir com a Educação do Campo, pois busca refletir acerca do campo como um território de disputas e contribuir para a compreensão do campo e de seus sujeitos, além de auxiliar na recuperação e potencialização do vínculo entre a formação humana e produção material da existência dessa população, fortalecendo a identidade individual dos sujeitos e coletiva dos grupos. O presente artigo é um produto da tese de doutorado, ainda em andamento, intitulada “O Ensino de Geografia no contexto da Educação do Campo na Escola Família Agrícola de Natalândia – EFAN, Minas Gerais”.
Downloads
Referências
ALVES, W. G; MAGALHÃES, S. M. F. O ensino de Geografia nas escolas do campo: Reflexões e propostas. Sobral: Revista da Casa da Geografia. v 10, n 1, 2008. p. 79 – 91.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC/CNE, 2002.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Campinas: Caderno Cedes. v 25, n 66, mai/ago 2005. p. 227 – 247.
CALDART, R. S. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G; CALDART, R. S; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 147 – 158.
CALDART, R. S. Sobre a especificidade da Educação do Campo e os desafios do momento atual. Porto Alegre: Mimeo, 2015. 22 p.
CALDART, R. S. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, C. A. dos (Org.). Por Uma Educação do Campo: Campo – Políticas Públicas – Educação. 1ª ed. Brasília: INCRA/MDA, v. 7, 2008. p. 67 – 86.
EFAN – Escola Família Agrícola de Natalândia. Projeto Político Pedagógico. Natalândia. 2015
FARIAS, A. N. et all. Transformação da forma escolar e a formação de lutadores e construtores de uma nova sociedade. In: SAPELLI, M.; FREITAS, L. C.; CALDART, R. S. Caminhos para a transformação da escola III. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2015. p. 143 – 164.
FERNANDES, B. M. Território Camponês. In: CALDART, R. S. et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 746 – 750.
FONEC – Fórum Nacional de Educação do Campo. Notas para análise do momento atual da Educação do Campo. Brasília, 2012.
FRIGOTTO, G. Educação omnilateral. In: CALDART, R. S. et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p
HAESBAERT, R. C. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016. 400p.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos Demográficos. 2010.
LEITE, C. M. C. O Lugar e a Construção da Identidade: os significados construídos por professores de Geografia do Ensino Fundamental. 239p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
LEITE, S. P.; MEDEIROS, L. S. Agronegócio. In: CALDART, R. et al (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. p. 81 – 87.
LELIS, J. L. Territórios da informalidade: As diferentes estratégias reprodutivas das famílias inseridas no comércio informal de Viçosa-MG. 214p. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.
MOLINA, M. C.; MOURÃO, L. S. Escola do Campo. In: CALDART, R. et al (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. p. 324 – 331.
MOLINA, M. C; SÁ, L. M. Escolas do Campo. In: CALDART, R. S. et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 326 – 333.
OLIVEIRA, A.U. de. Educação e ensino de geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A.U. de (Org.). Para onde vai o ensino da geografia? .4ª ed. São Paulo: Pinski, 1994. p. 135-144.
OLIVEIRA, A. U.; FARIAS, C. S. Atlas da Terra e da Reforma Agrária no Brasil. In: II Convención Internacional Geografia, Medio Ambiente y Ordenamento Territorial, 2011, HAVANA. Geografia, Medio Ambiente Y Ordenamiento Territorial. Havana: Editorial Científico-Técnica, 2011. v. 1. p. 1295-1309.
OLIVEIRA, A. U. A Mundialização da Agricultura Brasileira. In: XII Colóquio Internacional de Geocrítica, 2012, Bogotá. Actas do XII Colóquio. Barcelona: Geocrítica, 2012. v. 1. p. 1-15.
RIBEIRO, M. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v 34, n 1, p. 27–45, jan/abr, 2008.
SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP. 2009.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. 470p.
SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão popular, 2007. 200 p.
SILVA, L. H. da. Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. A experiência brasileira. Sisífo. Ciências da Educação, 2008. p. 105 – 112.
VESENTINI, J. W. Por uma geografia crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.