O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um relato sobre a escola família agrícola de Natalândia - Minas Gerais

Auteurs-es

  • Eduardo Henrique Modesto de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí
  • Juliana Lopes Lelis de Morais Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51680

Mots-clés :

Ensino de Geografia, Educação do Campo, Território

Résumé

O presente artigo busca compreender se o Ensino de Geografia influencia na efetivação de uma Educação do Campo no território da Escola Família Agrícola de Natalândia - MG. É possível afirmar que a Geografia pode contribuir com a Educação do Campo, pois busca refletir acerca do campo como um território de disputas e contribuir para a compreensão do campo e de seus sujeitos, além de auxiliar na recuperação e potencialização do vínculo entre a formação humana e produção material da existência dessa população, fortalecendo a identidade individual dos sujeitos e coletiva dos grupos. O presente artigo é um produto da tese de doutorado, ainda em andamento, intitulada “O Ensino de Geografia no contexto da Educação do Campo na Escola Família Agrícola de Natalândia – EFAN, Minas Gerais”.

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Eduardo Henrique Modesto de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Doutorado em Geografia em andamento pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente é Professor de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí. Tem experiência nas áreas de Ensino de Geografia, Educação do Campo, Educação Não-Formal.

Juliana Lopes Lelis de Morais, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora de Geografia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Campus Arinos e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade de Brasília. Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e Mestrado em Economia Doméstica pela mesma instituição (2011)

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Publié-e

2018-07-07

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MORAIS, Eduardo Henrique Modesto de; MORAIS, Juliana Lopes Lelis de. O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um relato sobre a escola família agrícola de Natalândia - Minas Gerais. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51680. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51680. Acesso em: 22 déc. 2024.