RUÍNAS DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS E FORMAÇÃO DOCENTE: a saída de campo como recurso pedagógico interdisciplinar nos anos iniciais

Autores

  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana -UFN, Santa Maria, RS http://orcid.org/0000-0002-3785-0645
  • Ail Conceiçao Meireles Ortiz Universidade Franciscana -UFN, Santa Maria, RS
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos Universidade Franciscana -UFN, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51726

Palavras-chave:

Ciências Humanas e da Natureza. Pedagogia. Saída de campo.

Resumo

As reflexões acerca dos saberes e vivências voltadas às áreas das Ciências Humanas e da Natureza, na formação inicial de professores em Pedagogia, é de extrema relevância tanto para a inserção de conhecimentos de Geografia, História, Arte e Ciências no currículo escolar dos anos iniciais, como também para sensibilizar os acadêmicos quanto ao desenvolvimento da cidadania em diferentes espaços educacionais. Nesse sentido, oportunizar aos acadêmicos momentos de interlocução entre teoria e prática, por meio de recursos didáticos, como as saídas de campo, podem favorecer uma nova postura docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesses termos, este trabalho objetiva identificar e analisar quais os conhecimentos espaço-temporais, sociocientíficos e artístico-culturais são evidenciados pelos estudantes de Pedagogia a partir de uma visita técnica orientada ao sítio histórico das Ruínas de São Miguel das Missões (RSMM), RS, no segundo semestre de 2017. A pesquisa é de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico e documental. Como material de análise, utilizaram-se 19 resumos, de modo não excludente, produzidos por 57 estudantes reunidos em grupos, demonstrando seus conhecimentos acerca da viagem de estudo. Para análise dos dados, partiu-se de três categorias pré-estabelecidas, i) conhecimentos espaço-temporais, ii) conhecimentos sociocientíficos e iii) conhecimentos artístico-culturais. Identificou-se, dentre os 19 resumos produzidos pelos acadêmicos, que 13 contêm informações e análises acerca da categoria artístico-cultural. Já a categoria espaço-temporal está presente em seis (06) resumos e a categoria sociocientífica, em apenas dois (02) resumos.  Defende-se que, na formação inicial de docentes, é necessário abordar metodologias interdisciplinares e recursos didáticos, como visitas técnicas orientadas, que potencializem experiências didáticas capazes de correlacionar saberes teóricos e práticos na formação inicial dos estudantes, visando a transpô-los para os espaços da educação básica.

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Biografia do Autor

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana -UFN, Santa Maria, RS

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Educação  e Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática  da Universidade  Franciscana, Santa Maria, RS. 

Ail Conceiçao Meireles Ortiz, Universidade Franciscana -UFN, Santa Maria, RS

Grasuada em Geografia, Especialista em Geociências e Mestre em Educação. Professora dos cursos de Pedagogia e Geografia da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana -UFN, Santa Maria, RS

Graduada em Pedagogia, Especialista em Alfabetização e em Gestão Educacional, Mestre  em Educação e  Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino de  Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS. 

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

VESTENA, Rosemar de Fátima; ORTIZ, Ail Conceiçao Meireles; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos. RUÍNAS DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS E FORMAÇÃO DOCENTE: a saída de campo como recurso pedagógico interdisciplinar nos anos iniciais. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–23, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51726. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51726. Acesso em: 22 dez. 2024.