RUÍNAS DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS E FORMAÇÃO DOCENTE: a saída de campo como recurso pedagógico interdisciplinar nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51726Palabras clave:
Ciências Humanas e da Natureza. Pedagogia. Saída de campo.Resumen
As reflexões acerca dos saberes e vivências voltadas às áreas das Ciências Humanas e da Natureza, na formação inicial de professores em Pedagogia, é de extrema relevância tanto para a inserção de conhecimentos de Geografia, História, Arte e Ciências no currículo escolar dos anos iniciais, como também para sensibilizar os acadêmicos quanto ao desenvolvimento da cidadania em diferentes espaços educacionais. Nesse sentido, oportunizar aos acadêmicos momentos de interlocução entre teoria e prática, por meio de recursos didáticos, como as saídas de campo, podem favorecer uma nova postura docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesses termos, este trabalho objetiva identificar e analisar quais os conhecimentos espaço-temporais, sociocientíficos e artístico-culturais são evidenciados pelos estudantes de Pedagogia a partir de uma visita técnica orientada ao sítio histórico das Ruínas de São Miguel das Missões (RSMM), RS, no segundo semestre de 2017. A pesquisa é de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico e documental. Como material de análise, utilizaram-se 19 resumos, de modo não excludente, produzidos por 57 estudantes reunidos em grupos, demonstrando seus conhecimentos acerca da viagem de estudo. Para análise dos dados, partiu-se de três categorias pré-estabelecidas, i) conhecimentos espaço-temporais, ii) conhecimentos sociocientíficos e iii) conhecimentos artístico-culturais. Identificou-se, dentre os 19 resumos produzidos pelos acadêmicos, que 13 contêm informações e análises acerca da categoria artístico-cultural. Já a categoria espaço-temporal está presente em seis (06) resumos e a categoria sociocientífica, em apenas dois (02) resumos. Defende-se que, na formação inicial de docentes, é necessário abordar metodologias interdisciplinares e recursos didáticos, como visitas técnicas orientadas, que potencializem experiências didáticas capazes de correlacionar saberes teóricos e práticos na formação inicial dos estudantes, visando a transpô-los para os espaços da educação básica.Descargas
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