PIAGET PEDAGOGO? A criança, o espaço geográfico e a epistemologia do professor

Autores

  • Leonardo Pinto dos Santos Professor da Rede Estadual do Rio Grande do Sul SEDUC/RS Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Victória Sabbado Menezes Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roselane Zordan Costella Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51727

Palavras-chave:

Construtivismo. Geografia. Jean Piaget.

Resumo

Este artigo pretende realizar uma relação entre três epistemologias: apriorista, empirista e construtivista com a vida do professor. O foco será a epistemologia genética de Jean Piaget e sua potencialidade para o estudo do espaço geográfico, tecendo uma reflexão entorno de concepções epistemológicas de educação que assentam as práticas pedagógicas dos professores de diferentes campos do conhecimento. Ao afirmar que a prática educativa se apóia em determinada concepção de educação, se torna necessário compreendê-las para melhor pensar nas trajetórias de uma vida docente que se preocupe em uma formação cidadã de meninos e meninas que dialogam conosco dentro do ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Leonardo Pinto dos Santos, Professor da Rede Estadual do Rio Grande do Sul SEDUC/RS Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico da mesma Universidade. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto Geografia da Universidade Federal de Santa Maria 2011-2013. É mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. É integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos Geográficos do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e professor de Geografia no Colégio Estadual de Ensino Fundamental Coronel Vicente Freire. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais e no PNLD 2018 Geografia Ensino Médio. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Metodologias de Ensino e Espaço Mentalmente 

Victória Sabbado Menezes, Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa em Ensino de Geografia, em que foi bolsista CAPES. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS na linha de pesquisa em Ensino de Geografia, em que é bolsista CAPES. É integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO/UFRGS). 

Roselane Zordan Costella, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa de ensino em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior como professora e assessora de ensino. Trabalha atualmente na Faculdade de Educação FACED/UFRGS, coordena a Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS/COORLICEN gestão 2015 - 2017. Coordena Institucionalmente o Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFRGS gestão 2013 - 2018. Desenvolve a pesquisa que tem como título: O DESENHO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E A REPRESENTAÇÃO DESTE DESENHO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

SANTOS, Leonardo Pinto dos; MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA, Roselane Zordan. PIAGET PEDAGOGO? A criança, o espaço geográfico e a epistemologia do professor. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51727. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51727. Acesso em: 22 dez. 2024.