PIAGET PEDAGOGO? A criança, o espaço geográfico e a epistemologia do professor

Auteurs-es

  • Leonardo Pinto dos Santos Professor da Rede Estadual do Rio Grande do Sul SEDUC/RS Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Victória Sabbado Menezes Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roselane Zordan Costella Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51727

Mots-clés :

Construtivismo. Geografia. Jean Piaget.

Résumé

Este artigo pretende realizar uma relação entre três epistemologias: apriorista, empirista e construtivista com a vida do professor. O foco será a epistemologia genética de Jean Piaget e sua potencialidade para o estudo do espaço geográfico, tecendo uma reflexão entorno de concepções epistemológicas de educação que assentam as práticas pedagógicas dos professores de diferentes campos do conhecimento. Ao afirmar que a prática educativa se apóia em determinada concepção de educação, se torna necessário compreendê-las para melhor pensar nas trajetórias de uma vida docente que se preocupe em uma formação cidadã de meninos e meninas que dialogam conosco dentro do ambiente escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Leonardo Pinto dos Santos, Professor da Rede Estadual do Rio Grande do Sul SEDUC/RS Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico da mesma Universidade. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto Geografia da Universidade Federal de Santa Maria 2011-2013. É mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. É integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos Geográficos do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e professor de Geografia no Colégio Estadual de Ensino Fundamental Coronel Vicente Freire. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais e no PNLD 2018 Geografia Ensino Médio. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Metodologias de Ensino e Espaço Mentalmente 

Victória Sabbado Menezes, Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa em Ensino de Geografia, em que foi bolsista CAPES. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS na linha de pesquisa em Ensino de Geografia, em que é bolsista CAPES. É integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO/UFRGS). 

Roselane Zordan Costella, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa de ensino em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior como professora e assessora de ensino. Trabalha atualmente na Faculdade de Educação FACED/UFRGS, coordena a Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS/COORLICEN gestão 2015 - 2017. Coordena Institucionalmente o Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFRGS gestão 2013 - 2018. Desenvolve a pesquisa que tem como título: O DESENHO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E A REPRESENTAÇÃO DESTE DESENHO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Références

AEBLI, Hans. Una didáctica fundada en la psicología de Jean Piaget. Buenos Aires: Editora Kapelusz, 1958.

BARRELET, Jean-Marc; PERRET-CLERMONT, Anne-Nelly. Jean Piaget aprendiz e mestre. tradução Fernanda Oliveira. Lisboa: Instituto Piaget, s/data.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

______. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

COSTELLA, Roselane Zordan. Para onde foi a geografia que penso ter aprendido. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Orgs. et al.). Movimentos no ensinar geografia: rompendo rotações. Porto Alegre: Evangraf, 2015. p.29-40.

COSTELLA, Roselane Zordan; SCHÄFFER, Neiva Otero. A Geografia em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo. Erechim: Edelbra, 2012.

COUTO, Marcos Antonio Campos. A geografia como ciência das práticas e dos saberes espaciais - por um novo modelo clássico de organização curricular. In: Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 13, n. 2, p. 5-25, jul-dez 2017. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/30150/22581>. Acesso em: 15 jan. 2018.

DAMÁSIO, António Rosa. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DREHER, Felipe. SOUSA, Paulo Henrique. Na matemática, o impossível é para sempre impossível. Cálculo: matemática para todos. São Paulo, v.43, ano 4, p.24-33, ago. 2014.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

______. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999.

KAERCHER, Nestor André. Os movimentos que meus mestres me ensinam: ddd’s, signos, alimentos, escadas, luzes, grenais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos.; TONINI, Ivaine Maria.; KAERCHER, Nestor André (Orgs.). Movimentos no ensinar geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso Lugar-Cultura, 2013. p.13-34.

MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Do egocentrismo à descentração: a docência no ensino superior. 2005. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. tradução Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MENEZES, Victória Sabbado. Geografia escolar: as concepções teóricas e epistemologia da prática do professor de Geografia. 2016. 204 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, UFRGS, 2016.

OLIVEIRA, Lívia de. A construção do espaço, segundo Jean Piaget. In: Sociedade & Natureza, Uberlândia, v.17, n.33, p.105-117, dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2018.

______. Uma leitura geográfica da epistemologia do espaço segundo Piaget. In: VITTE, Antonio Carlos (Org.). Contribuições à história e à epistemologia da geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. p.163-188.

PIAGET, Jean; BETH, Willem Evert; MAYS, Wolfe. Epistemologia genética e pesquisa psicológica. tradução Equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

PIAGET, Jean. O raciocínio na criança. tradução de Valerie Rumjanek Chaves. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1967.

______. Problemas de psicologia genética. tradução Celia E. A. Di Piero. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1973.

______. A linguagem e o pensamento da criança. tradução de Manuel Campos. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. Epistemologia genética. tradução Álvaro Cabral. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

VASCONCELOS, Mário Sérgio. A difusão das ideias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

Téléchargements

Publié-e

2018-07-07

Comment citer

SANTOS, Leonardo Pinto dos; MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA, Roselane Zordan. PIAGET PEDAGOGO? A criança, o espaço geográfico e a epistemologia do professor. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51727. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51727. Acesso em: 22 déc. 2024.