REPRESENTAÇÕES DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR: um estudo de Valparaíso de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51760

Palavras-chave:

Livro Didático, Urbanização, Geografia Escolar, Segregação Socioespacial, Valparaíso de Goiás

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a ausência de materiais didáticos voltados ao ensino de Geografia Urbana na Educação Básica que utilizam o Distrito Federal e Entorno como referência didática. O Distrito Federal (DF) no ano de 1970 possuía em Brasília e nas demais Regiões Administrativas uma população de cerca de 537 mil habitantes. Havia a necessidade de novas alternativas de moradia para deslocar os constantes fluxos migratórios que se destinavam à região para a área externa ao quadrilátero do DF. A região escolhida abrangeu os municípios goianos próximos à nova capital brasileira. No entanto, surgiram novos espaços desmembrados do município de Luziânia, como é o caso do município de Valparaíso de Goiás; espaços estes sem possuir os equipamentos urbanos adequados para comportar as necessidades de uma população em constante crescimento, tais como escolas e hospitais de grande porte. Dessa forma, se constatou que a maior parte da população valparaisense buscava trabalho e serviços básicos fora do município goiano, deslocando-se diariamente num fluxo migratório pendular, sufocando os equipamentos urbanos de Brasília. Com o passar dos anos, a cidade de Valparaíso de Goiás apresentou um crescimento vertiginoso, o que ocasionou problemas para o próprio município, para Brasília e para algumas Regiões Administrativas do DF. O município está ligado a outros espaços geográficos e o lugar (município) pode ter sua organização territorial vinculada a espaços distantes, nesse caso, o centro de gravidade é o DF, com Brasília sendo a principal referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Chaves de Farias, Universidade de Brasília

Mestrando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Gestão Territorial e Ambiental com ênfase em Geografia Escolar. Licenciado em Geografia pela Faculdade Projeção (2007). Atualmente é professor de Geografia no Colégio Olimpo e no Centro Educacional Sigma e integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília - GEAF/UnB. Tem experiência na área de Educação em Geografia.

Mariana Rezende Souza, Universidade de Brasília

Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade de Brasília. Linhas de pesquisa em torno de climatologia geográfica, impactos pluviais, urbanização, impactos socio-ambientais diversos, educação ambiental, gestão de recursos naturais, análise de impacto ambiental, preservação de recursos naturais, etc; com ênfase no Distrito Federal. Tem experiência na área de Geografia Regional (estágio no Ministério da Integração Nacional), educação ambiental (participação em projeto de extensão vinculado à UnB), educação em Geografia (participação na elaboração de CD-ROM educativo sobre climatologia juntamente com o IBICT) e pesquisa em climatologia (Programa de Iniciação Científica PIBIC CNPq/ UnB, vinculada ao Laboratório de Climatologia Geográfica LCGea). Integrante do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília (GEAF-UnB). 

Lucas Lima Coelho, Universidade de Brasília

Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), na área de concentração de Gestão Ambiental e Territorial. Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de Brasília (2014 e 2015). Atualmente é Professor Tutor do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Professor do Ensino Fundamental II do Colégio Batista de Brasília (CBB) e Professor do Ensino Fundamental II (modalidade Ensino de Jovens e Adultos - EJA) e Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Integrante do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília (GEAF-UnB). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na área física, especialmente Climatologia Geográfica.

Referências

BOLIGIAN, Levon; MARTINEZ, Rogério; VIDAL, Wanessa Pires Garcia; BOLIGIAN, Andressa Turcatel Alves. Geografia Espaço e Vivência: A organização do espaço brasileiro. São Paulo: ed. Atual, 6ª edição, 2016.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, p. 83-131, 2009.

CALLAI, Helena Copetti. Estudo do lugar e livro didático no ensino e na aprendizagem da Geografia. In: CASO, Maria Victoria Fernandez. Didáctica de la Geografia: prácticas escolares y formación de professores. Buenos Aires: Biblos, p.61-73, 2014.

CARVALHO SOBRINHO, Hugo de; SUESS, Rodrigo Capelle; ALMEIDA, Suelen Alonso de. Versos, estrofes e rimas: o lugar do estado de Goiás nos poemas e poesias. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE COMPREENSÃO LEITORA - JAIME CERRÓN PALOMINO, 6, 2013, Formosa. Anais... Formosa: 2013, p. 232-242.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; GOULART, Lígia Beatriz. A questão do livro didático em Geografia: elementos para uma análise. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, p.129-132, 1999.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto,1992.

CARLOS, Ana Fani Alessandri; VOLOCHKO, Danilo; ALVAREZ, Isabel Pinto. A cidade como negócio. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. SEFERIAN, Ana Paula Gomes. Projeto Athos Geografia. São Paulo: ed. FTD, 1ªedição, 2014.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidadania, o direito a cidade e a geografia escolar-Elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. GEOUSP: Espaço e Tempo, n. 5, p. 41-55, 1999.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010.

Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/resultados/

tabelas_pdf/total_populacao_goias.pdf>. Acesso em: fev. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/valparaiso-de-goias/historico>. Acesso em: fev. 2018.

LEITE, Cristina Maria Costa. Geografia no Ensino Fundamental. Revista Espaço e Geografia, v. 5, n. 2, 2002.

LEITE, Cristina Maria Costa. Sustentabilidade, Geografia Escolar e cidade: uma associação possível. In: LIMA, J. C. F.; BATISTA, P. A.; ARAGÃO, W. A. (Org.). Geografia em Interfaces: diálogo e reflexões entre ensino, cidade, ambiente e turismo. João Pessoa: Ideia, v. 1, p. 173-188, 2017.

LUCCI, Elian Alabi. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: homem & espaço. São Paulo: ed. Saraiva, 23ª edição, 2014.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 2009.

OLIVEIRA, M. L. P.; AUBERTIN, C. A dinâmica da ocupação diferencial dos municípios do Entorno de Brasília. Textos universitários, Brasília, v. 13, p. 62-68, 1988.

PAVIANI, A. Periferização Urbana. In Paviani, A. (Org). Urbanização e metropolização a gestão dos conflitos em Brasília. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1987.

PENNA, Nelba Azevedo; FERREIRA, I. B. Brasília: novos rumos para a periferia. In: Paviani, Aldo. (Org.). Brasília: moradia e exclusão. 1ª ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, p. 189-212, 1996.

RUA, João. O professor, o livro didático e a realidade vivida pelo aluno como recursos para o ensino da geografia. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 24, n. 1, p. 87-96, 1998.

QUEIROZ, E. P. A migração intrametropolitana no Distrito Federal e Entorno: O conseqüente fluxo pendular e o uso dos equipamentos urbanos de saúde e educação. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Anais… Caxambú: Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2006.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Segregação socioespacial e centralidade urbana. In: VASCONCELOS, P. de A.; CORRÊA, R. L.; PINTAUDI, S. M. (org.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, p. 61-93, 2013.

TAMDJIAN, James Onnig. MENDES, Ivan Lazzari. Prismas Geográficos. São Paulo: ed. FTD, 1ª edição, 2016.

TUAN, Yi-fu. Place: an experimental perspective. Geographical Review, n. 65, v. 2, p. 151-165, 1975.

VASCONCELOS, A. M. N.; FERREIRA, I. C. B.; MACIEL, S. B.; GOMES, M. M. F.; CATALÃO, I. de F.. Da utopia à realidade: uma análise dos fluxos migratórios para o Aglomerado Urbano de Brasília. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 15, 2006. Anais… Caxambú: Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2006, p. 1-17.

VASCONCELOS, Pedro de Almeida. Contribuição para o debate sobre processos e formas socioespaciais nas cidades. In: VASCONCELOS, P. de A.; CORRÊA, R. L.; PINTAUDI, S. M. (org.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, p. 17-37, 2013.

VESENTINI, José William. VLACH, Vânia. Projeto Teláris: Geografia. São Paulo: ed. Ática, 2ª edição, 2015.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

FARIAS, Ricardo Chaves de; SOUZA, Mariana Rezende; COELHO, Lucas Lima. REPRESENTAÇÕES DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR: um estudo de Valparaíso de Goiás. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–17, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51760. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51760. Acesso em: 22 dez. 2024.