REPRESENTAÇÕES DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR: um estudo de Valparaíso de Goiás

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51760

Palabras clave:

Livro Didático, Urbanização, Geografia Escolar, Segregação Socioespacial, Valparaíso de Goiás

Resumen

O objetivo do presente trabalho é analisar a ausência de materiais didáticos voltados ao ensino de Geografia Urbana na Educação Básica que utilizam o Distrito Federal e Entorno como referência didática. O Distrito Federal (DF) no ano de 1970 possuía em Brasília e nas demais Regiões Administrativas uma população de cerca de 537 mil habitantes. Havia a necessidade de novas alternativas de moradia para deslocar os constantes fluxos migratórios que se destinavam à região para a área externa ao quadrilátero do DF. A região escolhida abrangeu os municípios goianos próximos à nova capital brasileira. No entanto, surgiram novos espaços desmembrados do município de Luziânia, como é o caso do município de Valparaíso de Goiás; espaços estes sem possuir os equipamentos urbanos adequados para comportar as necessidades de uma população em constante crescimento, tais como escolas e hospitais de grande porte. Dessa forma, se constatou que a maior parte da população valparaisense buscava trabalho e serviços básicos fora do município goiano, deslocando-se diariamente num fluxo migratório pendular, sufocando os equipamentos urbanos de Brasília. Com o passar dos anos, a cidade de Valparaíso de Goiás apresentou um crescimento vertiginoso, o que ocasionou problemas para o próprio município, para Brasília e para algumas Regiões Administrativas do DF. O município está ligado a outros espaços geográficos e o lugar (município) pode ter sua organização territorial vinculada a espaços distantes, nesse caso, o centro de gravidade é o DF, com Brasília sendo a principal referência.

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Biografía del autor/a

Ricardo Chaves de Farias, Universidade de Brasília

Mestrando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Gestão Territorial e Ambiental com ênfase em Geografia Escolar. Licenciado em Geografia pela Faculdade Projeção (2007). Atualmente é professor de Geografia no Colégio Olimpo e no Centro Educacional Sigma e integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília - GEAF/UnB. Tem experiência na área de Educação em Geografia.

Mariana Rezende Souza, Universidade de Brasília

Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade de Brasília. Linhas de pesquisa em torno de climatologia geográfica, impactos pluviais, urbanização, impactos socio-ambientais diversos, educação ambiental, gestão de recursos naturais, análise de impacto ambiental, preservação de recursos naturais, etc; com ênfase no Distrito Federal. Tem experiência na área de Geografia Regional (estágio no Ministério da Integração Nacional), educação ambiental (participação em projeto de extensão vinculado à UnB), educação em Geografia (participação na elaboração de CD-ROM educativo sobre climatologia juntamente com o IBICT) e pesquisa em climatologia (Programa de Iniciação Científica PIBIC CNPq/ UnB, vinculada ao Laboratório de Climatologia Geográfica LCGea). Integrante do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília (GEAF-UnB). 

Lucas Lima Coelho, Universidade de Brasília

Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), na área de concentração de Gestão Ambiental e Territorial. Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de Brasília (2014 e 2015). Atualmente é Professor Tutor do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Professor do Ensino Fundamental II do Colégio Batista de Brasília (CBB) e Professor do Ensino Fundamental II (modalidade Ensino de Jovens e Adultos - EJA) e Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Integrante do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília (GEAF-UnB). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na área física, especialmente Climatologia Geográfica.

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Publicado

2018-07-07

Cómo citar

FARIAS, Ricardo Chaves de; SOUZA, Mariana Rezende; COELHO, Lucas Lima. REPRESENTAÇÕES DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR: um estudo de Valparaíso de Goiás. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–17, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51760. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51760. Acesso em: 22 dic. 2024.