REPRESENTAÇÕES DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR: um estudo de Valparaíso de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51760Palabras clave:
Livro Didático, Urbanização, Geografia Escolar, Segregação Socioespacial, Valparaíso de GoiásResumen
O objetivo do presente trabalho é analisar a ausência de materiais didáticos voltados ao ensino de Geografia Urbana na Educação Básica que utilizam o Distrito Federal e Entorno como referência didática. O Distrito Federal (DF) no ano de 1970 possuía em Brasília e nas demais Regiões Administrativas uma população de cerca de 537 mil habitantes. Havia a necessidade de novas alternativas de moradia para deslocar os constantes fluxos migratórios que se destinavam à região para a área externa ao quadrilátero do DF. A região escolhida abrangeu os municípios goianos próximos à nova capital brasileira. No entanto, surgiram novos espaços desmembrados do município de Luziânia, como é o caso do município de Valparaíso de Goiás; espaços estes sem possuir os equipamentos urbanos adequados para comportar as necessidades de uma população em constante crescimento, tais como escolas e hospitais de grande porte. Dessa forma, se constatou que a maior parte da população valparaisense buscava trabalho e serviços básicos fora do município goiano, deslocando-se diariamente num fluxo migratório pendular, sufocando os equipamentos urbanos de Brasília. Com o passar dos anos, a cidade de Valparaíso de Goiás apresentou um crescimento vertiginoso, o que ocasionou problemas para o próprio município, para Brasília e para algumas Regiões Administrativas do DF. O município está ligado a outros espaços geográficos e o lugar (município) pode ter sua organização territorial vinculada a espaços distantes, nesse caso, o centro de gravidade é o DF, com Brasília sendo a principal referência.
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