O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE GEOGRAFIA NA UEG CÂMPUS FORMOSA: um componente instigando a formação crítica e reflexiva?

Autores

  • Francilane Eulália de Souza Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51762

Palavras-chave:

Estágio, Geografia, Representação social.

Resumo

Posto que o estágio é momento privilegiado de experimentação docente, o mesmo precisa estar alicerçado em teorias e práticas que possibilitam ao aluno pensar a si mesmo numa perspectiva investigativa da sua própria ação. O objetivo desse artigo é apresentar o caminhar do estágio supervisionado obrigatório, desenvolvido no curso de licenciatura em Geografia da UEG Câmpus Formosa, para uma perspectiva investigativa e crítica da formação docente. A principal metodologia foi a pesquisa bibliográfica e documental, assim como a pesquisa de campo. As teorias da representação social foram aqui tomadas como instrumento para analisar como alunos vêm representando o estágio supervisionado. Por fim, embora esse componente tenha apresentado uma transformação qualitativa, ainda podemos afirmar que suas práxis carecem de ações alicerçadas no diálogo entre os sujeitos que executam esse componente pedagógico para, assim, superar os desafios ainda presentes.

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Biografia do Autor

Francilane Eulália de Souza, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa

Graduação em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1999). Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003). Doutorado em Geografia pela UNESP-Presidente Prudente. Doutorado Sanduich pela Universidade de Alicante- Espanha. Atualmente é titular da Universidade Estadual de Goiás Campus Formosa. Lider do GEPER - Grupo de Estudo e Pesquisa do Espaço Rural. É menbro do Núcleo Estruturante do curso de Geografia da UEG Câmpus Formosa. É mebro da Comissão Interna de Avaliação do Sistema de Cotas- Grupo Negros do Câmpus de Formosa. Tem atuado na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e na Geografia escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, campesinato, luta pela terra e estágio supervisionado em Geografia.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

SOUZA, Francilane Eulália de. O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE GEOGRAFIA NA UEG CÂMPUS FORMOSA: um componente instigando a formação crítica e reflexiva?. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–23, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51762. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51762. Acesso em: 22 dez. 2024.