O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE GEOGRAFIA NA UEG CÂMPUS FORMOSA: um componente instigando a formação crítica e reflexiva?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51762Palabras clave:
Estágio, Geografia, Representação social.Resumen
Posto que o estágio é momento privilegiado de experimentação docente, o mesmo precisa estar alicerçado em teorias e práticas que possibilitam ao aluno pensar a si mesmo numa perspectiva investigativa da sua própria ação. O objetivo desse artigo é apresentar o caminhar do estágio supervisionado obrigatório, desenvolvido no curso de licenciatura em Geografia da UEG Câmpus Formosa, para uma perspectiva investigativa e crítica da formação docente. A principal metodologia foi a pesquisa bibliográfica e documental, assim como a pesquisa de campo. As teorias da representação social foram aqui tomadas como instrumento para analisar como alunos vêm representando o estágio supervisionado. Por fim, embora esse componente tenha apresentado uma transformação qualitativa, ainda podemos afirmar que suas práxis carecem de ações alicerçadas no diálogo entre os sujeitos que executam esse componente pedagógico para, assim, superar os desafios ainda presentes.
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