GEOGRAFIA HUMANISTA, HETEROTOPIA E POLIVOCALIDADE: novos percursos para o ensinar-aprender

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do DF

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.52549

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e explorar algumas temáticas e metodologias do horizonte humanista que possibilitam novos caminhos para o ensino de Geografia. A polivocalidade de temas abertos à ciência geográfica, especialmente, após a década de 1970, é um legado do horizonte humanista ou abordagem cultural em Geografia. Perspectiva que se pauta nas filosofias dos significados, particularmente, na fenomenologia. Trata-se de desvelar novos percursos e olhares para o ensino de Geografia, ainda poucos explorados pelos geógrafos humanistas. Para isso, utilizou-se de pesquisas bibliográficas de diversos autores desse horizonte e da Geografia escolar, além de algumas de minhas reflexões e investigações que vão ao encontro dessas temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Estado de Educação do DF

Professor da Carreira Magistério Público da Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Foi bolsista do Pró-Licenciatura UEG-Câmpus Formosa, do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado: "Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO" e do ProExt UEG/MEC "Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa-GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos na Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural ou Humanística; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar. 

Referências

ABRANCHES JUNIOR, N.; ALMEIDA NETO, A. M. Religião, gênero e território: discursos midiáticos da parada gay de São Paulo. Espaço e cultura, RJ, n. 38, p. 205-224, jul./dez. 2015.

BAILLY, A.; SCARIATI, R. L'humanisme en géographie. In: BAILLY, Antoine. Les concepts de la géographie humanine. Paris: Armand Colin, p.213-222, 2001.

BARROS, J. D. História, espaço, geografia: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Editora Vozes, 2017.

BOER, G. L. Geografia e cinema: outras imagens para se pensar a fronteira. 2015. Dissertação (mestrado em Geografia) Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Grande Dourados, 2015.

BOLLNOW, O. F. O homem e o Espaço. Tradução de Aloíso Leoni Schmid. Curitiba: Editora UFPR, 2008, 327 p.

BOTELHO, M. L. Colonialidade e forma da subjetividade moderna: a violência da identificação cultural na América Latina. Espaço e cultura, RJ, n. 34, p. 195-230, jul./dez. 2013.

BROSSEAU, M. Geografia e literatura. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROZENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (2). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 265-292, 2013.

BUTTIMER. A. Aprendendo o dinamismo do mundo vivido. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, p. 165-193, 1982.

CARVALHAES, F. F. e et al. Territórios, Gerações & Cultura: (Des)continuidades das Expressões de Gênero entre Lésbicas. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, v. 2, n. 1, p. 92-103, jan./jul. 2011.

CARVALHO SOBRINHO, H. ; SUESS, R. C. ; LEITE, C. M. C. . Lugar de vida e luta no meio rural de Formosa (Goiás - Brasil): Pré-assentamento Fartura/Miguel Caetano. Élisée - Revista de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, v. 5, p. 102-117, 2016.

CARVALHO SOBRINHO, H. Geografa escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes, v. 9, n. 17, p. 1-17, jan/abr. 2018.

CARVALHO SOBRINHO, H.; SUESS, R. C.; DOURADO, M. V. Música e ensino de geografia: o estudo da Geografia de Goiás por meio de músicas com alunos do Ensino Médio em Formosa-GO. Revista Espaço e Geografia, v. 19, n. 2, 2016.

CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas: primeira parte. A linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CASTRO, J. R. B. Paisagens e visões míticas, questões de gênero e a cidade no romance "Mar Morto", de Jorge Amado. Geograficidade, v. 5, n. 2, inverno 2015.

CLAVAL, P. Campos e perspectivas da Geografia Cultural. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (org.). Geografia Cultural: um século (3). Rio de Janeiro: EdUERJ, p. 134-196, 2002.

CORRÊA, A. M. “Não acredito em deuses que não saibam dançar”: a festa do candomblé, território encarnador da cultura. In: CORRÊA, R. L.; ROZENDAHL, Z. (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (2). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 203-218, 2013.

CORRÊA, R. L. Monumentos, políticas e espaço. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROZENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (2). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 73-90, 2013.

CORRÊA, R. L. Cultura, política, economia e espaço. Espaço e cultura, RJ, n. 35, p. 27-39, jan. jun. 2014.

CORRÊA, R. L. Espaço e simbolismo. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (orgs). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 133-153, 2012.

CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Cinema, música e espaço. Ed.UERJ, 2009.

CORRÊA, R. L; ROZENDAHL, Z. Geografia cultural: apresentando uma antologia. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROZENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 219-237, 2012a.

___________; _________. A geografia cultural brasileira: uma avaliação preliminar. In: CORRÊA, R; ROZENDAHL, Z. (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 219-237, 2012b.

COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, R. L; ROZENDAHL, Z. (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 219-237, 2012.

COSTA, C. L.. A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 76-84, ago./dez. 2011.

COSTA, M. H. B. V. Geografia cultural e cinema: práticas, teorias e métodos. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROZENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (2). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 247-265, 2013.

COSTA, M. H. B. V. Cidades e lugares culturais, espaços e geografias fílmicas: compondo imageticamente o lugar. Espaço e cultura, n. 36, p. 139-153, jul./dez. 2014.

COSTA, O. Memória e paisagem: em busca do simbólico dos lugares. Espaço e cultura, RJ, Edição comemorativa, p. 149-156, 2008.

DUNCAN, J. S. Após a guerra civil: reconstruindo a geografia cultural como heterotopia. In: CORRÊA,R. L; ROZENDAHL, Z. (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 219-237, 2012.

FERRAZ, C. Bo. Geografia e paisagem - entre o olhar e o pensar. 2002. 380 p. Tese (Doutorado em Geografia). FFLCH/USP, SP, 2002.

FERREIRA, R. V. J.; FARIA, J. S. A literatura como potência problematizadora do lugar: imagens projetadas pelas crianças. Geograficidade, v. 02, n. especial, primavera 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Dialogando com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREMÓNT, A. A região, espaço vivido. Coimbra: Almedina, 1980, 220 p.

FUINI, L. L. e et al.A música como instrumento para o ensino de geografia e seus conceitos fundamentais: pensando em propostas para o trabalho em sala de aula. Para onde!?, v. 6, n. 2, p. 206-216, jul. jul. 2012.

GIL FILHO, S. F. Espacialidades de conformação simbólica em geografia da religião: um ensaio epistemológico. Espaço e cultura, RJ, n. 32, p. 78-90, jul./dez. 2012.

GOMES, H.; NETO, A. T.; BARBOSA, A. S. (Org.). Geografia: Goiás-Tocantins. Goiânia: Editora UFG, 2004.

GOMES, P. C. C.; RIBEIRO, L. P. A produção de imagens para a pesquisa em Geografia. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 33, p. 27-42, jan./jun. 2013.

HAESBAERT, R. Território, poesia e identidade. Espaço e cultura, RJ, n. 3, p.20-32, janeiro de 1997.

LANDO, F.. La Geografia Umanista: un'interpretazione. Rivista Geografica Italiana, Veneza-ITA, n. 119, p. 259-289, 2012.

LEITE, C. M. C. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental. 2012. xvii, 222 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

LEITE, C. M. C. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de geografia do ensino fundamental. 222 f., 2012. Tese (doutorado em Geografia). Faculdade de Educação, Programa de pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, 2012.

LENZI, M. H. Das imagens, a ausência: aportes teóricos para o estudo das imagens da cidade na geografia. Geograficidade, número especial, p. 83-93, primavera 2012.

LÉVY, B. Humanistic Geography ou le pari humaniste de la géographie anglo-saxonne. L'Espace Géographie, v. 10, n. 4, p. 301-303, 1981.

MARANDOLA JR., E. "Londrinas" invisíveis: percorrendo cidade imaginárias. 2003, 254 f. Monografia (Graduação em Geografia). Universidade Estadual de Londrina, 2003.

MARANDOLA JR., E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia e Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina, PR: Eduel, 2010.

MARANDOLA JR., E.; GRATÃO, L. H. B.. Do sonho à memória: Lívia de Oliveira e a Geografia Humanista no Brasil. Geografia, Londrina, v. 12, n. 2, jul./dez. 2003.

MARQUES, I. Imagear: o lugar, os viajantes e as imagens. Geograficidade, v. 2, Número especial, primavera 2012.

MELLO, J. B. F. Dos espaços da escuridão aos lugares de extrema luminosidade – o universo da estrela Marlene como palco e documento para a construção de conceitos geográficos. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2000.

MELLO, J. B. F. O Rio de Janeiro dos compositores da música popular brasileira – 1928/1991 – uma introdução à geografia humanística. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991.

MELLO, J. B. F. O Rio dos Símbolos Oficiais e Vernaculares. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Espaço e Cultura: Pluralidade Temática. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008, v. , p. 173-186.

MELLO, J. B. F. Símbolos dos Lugares, dos Espaços e dos “Deslugares” Espaço e Cultura, v. 1, p. 167-174, 2008.

MELLO, J. B. F. A Geografia Humanística: a perspectiva da experiência vivida e uma crítica radical ao positivismo. Revista Brasileira de Geografia. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE. Rio de Janeiro, v.52, n. 4, p. 91-114, out/dez, 1990.

MONTEIRO, C. A. F. A Geografia no Brasil ao longo do século XX: um panorama. Borrador, AGB-São Paulo, n.4, p. 1-49, jul. 2002.

MOREIRA, M. F. Casa e família na Geografia: estratégias espaciais de mulheres sem-teto na construção do lar. Espaço e cultura, RJ, n. 34, p. 83-122, jul./Dez. 2013.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto: 2014.

MOREIRA, T. A. Ensino de Geografia com o uso de filmes no Brasil. Revista do Departamento de Geografia, v. 23, p. 55-82, 2012.

NOVAES, A. R. Um Mapa do Tráfico no Livro Didático: Encontros e Desencontros entre Geografia Escolar e Cartografia Midiática. Geograficidade, v. 2, n. especial, p. 134-154, primavera de 2012.

OLIVEIRA, H. C. M. de et al. A música como recurso alternativo nas práticas educativas em Geografia: algumas reflexões. Caminhos de Geografia, n. 15, v. 8, 73-81, jun. 2015.

OLIVEIRA, L.. Lugares míticos. Geograficidade, v. 5, n. 2, p. 18-25, Inverno 2015.

PANITZ, L. M. Geografia e música: uma introdução ao tema. Biblio 3W, Barcelona, ES, v. 17, n. 978, maio 2012.

PANITZ, L. M. Por uma geografia da música: o espaço geográfico da música popular platina. 2010. 200 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Geociências. Programa de Pós-Gradução em Geografia, Programa de Pós Graduação em Geografia, 2010.

ROSENDAHL, Z.. Espaço, política e religião. In: CORRÊA, R. L.; ROZENDAHL, Z. (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (2). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 147-162, 2013.

ROSENDAHL, Z. Hierópolis: O Sagrado e o urbano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

ROSENDAHL, Z. Os caminhos da construção teórica: ratificando as relações entre espaço e religião. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROZENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (2). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 103-118, 2013.

SILVA, F. C. Por uma geografia da lírica: representações do espaço na poesia de Carlos Drummond de Andrade (Sentimento do mundo, A rosa do povo e Menino antigo). 2014, 204 f. Dissertação (mestrado em Geografia Humana). Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, 2014.

SOUZA, C. R. P. Religião e política: o mundo evangélico e a geografia do voto. Espaço e cultura, RJ, n. 37, p. 99-115, jan./jun. 2015.

SUESS, R. C. Geografia Humanista e ensino-aprendizagem: perspectivas em Formosa-GO. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de Brasília, 2016.

___________;BEZERRA, R. G. Concepções de moradores e turistas do distrito de São Jorge - GO: uma reconstrução cultural. Revista Querubim – Universidade Federal Fluminense, v. 2, p. 123-129, 2013.

___________. Uma leitura do estado de Goiás (Brasil): elos entre música, território e lugar. Cuadernos de Geografìa – Revista Colombiana de Geografia, v. 25, p. 195-206, 2016.

___________. Lugar e Geografia Humanista: possibilidade de ensinar-aprender Geografia. In: Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia, Caldas Novas, 2016. Anais... Goiânia: UFG, p. 726-733, 2016.

___________; ALMEIDA, S. A. O “lugar” de Goiás nas letras de músicas sertanejas: uma abordagem geográfica. Caminhos de Geografia – Universidade Federal de Uberlândia, v. 16, n. 54, jul. 2015.

___________; BEZERRA, R. G. O espaço do cerrado contado por meio de versos, estrofes e rimas: uma leitura realizada por meio da perspectiva do lugar. GeoUERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, p. 329-353, 2015.

___________; BEZERRA, R. G.; CARVALHO, H. S. Percepção ambiental de diferentes atores sociais sobre o lago do Abreu em Formosa - GO. Holos – Instituto Federal do Rio Grande do Norte, v. 6, p. 241, 2014.

___________; CARVALHO, H. S.; BEZERRA, R. G. Geografia, cidade e lugar no processo de ensino e aprendizagem: um enfoque a partir da cidade de Formosa - GO. Itinerarius Reflectionis - Revista eletrônica em Educação - Universidade Federal de Goiás, v. 1, p. 1-13, 2014.

___________; LEITE, C. M. C. Estudar o lugar para compreender a si mesmo e o mundo: análise de uma experiência pedagógica em geografia desenvolvida com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, p. 74-98, 2016.

___________; LEITE, C. M. C. Paulo Freire e humanismo em educação: contribuições a partir de uma perspectiva geográfica. Geosaberes: revista de estudos geoeducacionais, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 94 - 105, set. 2017.

___________; CARVALHO SOBRINHO, H. ; BEZERRA, R. G. Educação no Campo: desafios e perspectivas de uma escola no campo localizada no Distrito Federal. Cadernos de Pesquisa – Universidade Federal do Maranhão, v. 21, p. 1-20, 2014

TUAN, Y-F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina, PR: Eduel, 2013a, 248 p.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica de José Cipolla Melo. 4ª ed. São Pau o: Martins Fontes, 2008.

WHITE, L. A.; DILLINGHAM, B. O conceito de cultura. Tradução Tereza Dias Carneiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009, 127 p.

ZDEBSKYI, J. F.; MARANHÃO, E. M. A.; PEDRO, J. M. A histérica e as belas, recatadas e do lar: misoginia à Dilma Rousseff na concepção das mulheres como costelas e dos homens como cabeça da política brasileira. Espaço e cultura, n. 38, p. 225-250, jul./dez. 2015.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

SUESS, Rodrigo Capelle. GEOGRAFIA HUMANISTA, HETEROTOPIA E POLIVOCALIDADE: novos percursos para o ensinar-aprender. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–24, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.52549. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/52549. Acesso em: 22 dez. 2024.