GEOGRAFIA HUMANISTA, HETEROTOPIA E POLIVOCALIDADE: novos percursos para o ensinar-aprender

Autores/as

  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do DF

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.52549

Resumen

Este trabalho tem como objetivo identificar e explorar algumas temáticas e metodologias do horizonte humanista que possibilitam novos caminhos para o ensino de Geografia. A polivocalidade de temas abertos à ciência geográfica, especialmente, após a década de 1970, é um legado do horizonte humanista ou abordagem cultural em Geografia. Perspectiva que se pauta nas filosofias dos significados, particularmente, na fenomenologia. Trata-se de desvelar novos percursos e olhares para o ensino de Geografia, ainda poucos explorados pelos geógrafos humanistas. Para isso, utilizou-se de pesquisas bibliográficas de diversos autores desse horizonte e da Geografia escolar, além de algumas de minhas reflexões e investigações que vão ao encontro dessas temáticas.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Estado de Educação do DF

Professor da Carreira Magistério Público da Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Foi bolsista do Pró-Licenciatura UEG-Câmpus Formosa, do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado: "Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO" e do ProExt UEG/MEC "Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa-GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos na Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural ou Humanística; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar. 

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Publicado

2018-07-07

Cómo citar

SUESS, Rodrigo Capelle. GEOGRAFIA HUMANISTA, HETEROTOPIA E POLIVOCALIDADE: novos percursos para o ensinar-aprender. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–24, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.52549. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/52549. Acesso em: 22 dic. 2024.