A CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: significação a partir das práticas espaciais cotidianas

Autores

  • Hugo de Carvalho Sobrinho Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53675

Palavras-chave:

Cidade. Sujeitos. Práticas Espaciais. Significação.

Resumo

A presente reflexão tem como objetivo destacar a temática da cidade e sua relação com a construção dos conhecimentos geográficos, fazendo considerações sobre os sujeitos e as suas práticas espaciais no cotidiano. A metodologia utilizada para elaboração desse trabalho baseia-se numa perspectiva qualitativa, e a pesquisa bibliográfica apoia-se, fundamentalmente, nas considerações de autores que pesquisam o tema cidade e o ensino de Geografia. A partir disso, direciona-se o olhar a respeito dela sobre o prisma do ensino da Geografia e, assim, são estabelecidas associações para perceber a possibilidade de conduzir à significação de conteúdos e, por conseguinte, à construção da aprendizagem. Depreende-se que é necessário fazer da cidade uma via de compreensão das práticas espaciais dos sujeitos e possibilitar a significação no processo de ensinar/aprender Geografia.

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Biografia do Autor

Hugo de Carvalho Sobrinho, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Gestão Territorial e Ambiental - Linha de pesquisa: Produção do Espaço Urbano, Rural e Regional - Eixo Temático: Ensino e método em Geografia. Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia e História. Licenciado em Pedagogia. Atualmente integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília - GEAF/UnB.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

CARVALHO SOBRINHO, Hugo de. A CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: significação a partir das práticas espaciais cotidianas. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–12, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.53675. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/53675. Acesso em: 22 dez. 2024.